Educação inicia projeto intinerante ‘Canta Enquanto Conta’
Teresópolis, 2 de abril de 2012 - Buscando incentivar a produção textual e o gosto pela leitura, além de trabalhar a musicalidade e suas relações com o meio físico e social, a Secretaria Municipal de Educação deu início na quinta-feira, 29 de março, ao projeto intinerante de contação de histórias ‘Canta Enquanto Conta’ nas escolas municipais Alice Saldanha, Morro do Tiro, e Belkis Frony Morgado, no bairro de São Pedro.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o projeto atende 37 escolas municipais, tanto na área urbana quanto na rural, seja com o projeto intinerante ou através de dinamizadores capacitados. “É fundamental que a prática da leitura esteja presente desde o primeiro ano escolar, pois só assim nossas crianças irão se tornar cidadãos e cidadãs aptos e atuantes na busca do conhecimento e das informações necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades individuais e práticas no exercício da cidadania”, explica o Secretário.
Plantar a semente da formação do cidadão leitor através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos de textos e poesias de autores nacionais é o principal objetivo do projeto. O material usado para a contação de histórias é muito rico e diversificado e a cada semana uma novidade é apresentada aos alunos. São usados como recursos para a narrativa oral, painéis, máscaras, bonecos articulados, fantoches, todo este material confeccionado pelos dinamizadores, e com auxílio dos alunos.
A diretora da Escola Municipal Alice Saldanha, professora Valéria Castor de Freitas, ficou muito feliz com a primeira apresentação do grupo que já agendou uma segunda visita em três semanas. “Acredito muito na educação fora da sala de aula e esses projetos pedagógicos acrescentam no trabalho de educação que fazemos com nossos alunos”, comemorou a diretora.
Criado pela professora Adalgisa de Carvalho, o projeto ‘Canta Enquanto Conto’ traz apresentações com cerca de 50 minutos, tendo o primeiro momento reservado à contação de história e o restante do tempo é destinado à releitura do conto, musicalidade e produção textual. “É através dessas atividades que levamos os alunos a reconhecer o material literário como fonte de aquisição de cultura, utilizando a leitura de entretenimento como via de acesso à leitura informativa, desenvolvendo a oralidade e o senso rítmico nas crianças através dos jogos simbólicos e das canções usadas na própria narrativa”, define Adalgisa.
Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, o trabalho desenvolvido pelo projeto serve também para elevar a autoestima dos alunos e como instrumento na formação da personalidade infantil. “Os contos populares enchem as crianças de curiosidade tanto pelo seu aspecto regional quanto pelo seu aspecto mágico. O contato com a narrativa oral acaba fazendo com que as crianças se mobilizem a procura de outros títulos, aumentando o universo letrado destes pequeninos” diz Carla.
As próximas apresentações do projeto estão marcadas para o dia 5 de abril nas escolas municipais Sebastião Branco e CEDAL e no dia 12 de abril nas escolas municipais Acliméia e Sebastião Melo.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário