Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Terê Total-Parada Pedagógica 2011 em Teresópolis

Secretaria de Educação realiza Parada Pedagógica

Teresópolis, 29 de junho de 2011 - Visando uma prática de estudo continuada, a Prefeitura realizou, através da Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira, 28 de junho, a Parada Pedagógica 2011. Foram convidados, além dos profissionais da rede municipal de ensino, educadores da rede estadual e particular, que tiveram no encontro a oportunidade de problematizar e favorecer uma intervenção didática que vá ao encontro das necessidades dos alunos oportunizando a interação e a troca de experiências.
A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, faz a abertura do evento

Acontecendo em dois polos simultaneamente, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, pela manhã, com a professora e doutora Cleo Fante, especialista embullying escolar para os educadores de todos os segmentos escolares; e no Salão Social do Clube Comary, à tarde, com professora Maria Lucia Martins Pinto Lara, voltada especialmente à Educação Infantil, o encontro teve como objetivo ser o ponto de partida para novas discussões pedagógicas.
Mais de 1.400 educadores compareceram à Parada Pedagógica no Hotel Alpina

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, fez a abertura do evento no Hotel Alpina lembrando as conquistas da educação para os professores da Rede Municipal na atual gestão, além de enfatizar a importância da discussão do tema bullying. “Sabemos o quanto a escola tem se tornado espaço para manifestação de atitudes violentas e o quanto o fenômeno do bullying escolar tem sido responsável pelo fracasso da aprendizagem de tantas crianças. Por isso, torna-se urgente a informação que, transformada em conhecimento, se traduzirá em ações preventivas desta realidade que tanto preocupa os educadores”, justificou a Secretária.
 A profª Drª Cleo Fante, especialista em bullying, palestra sobre o tema

Para a professora e doutora Cleo Fante, graduada em História e Pedagogia e Doutora em Ciências da Educação, autora do livro ‘Fenômeno Bullying’, a necessidade do educador em se atualizar em relação à linguagem e a dinâmica de relacionamentos dos alunos é urgente. “É preciso que o educador entenda que nem tudo é bullying e que muitas vezes as interações parecem violentas e agressivas para ele, mas que fazem parte das relações sociais de certos grupos”, explicou a palestrante.

No Clube Comary, a Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, frisou que esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações articuladas pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é a progressiva valorização do profissional de educação. “Entendemos que a valorização de nossos profissionais não diz respeito apenas à questão salarial, afinal o respeito ao professor também se traduz naquilo que a ele é dedicado”, ressaltou Carla.
Especialista em Educação Infantil, professora Maria Lúcia Lara: “É incrível um município se mover assim pela educação”

A professora Maria Lúcia Martins Pinto Lara, especialista em Educação Infantil, enfatizou a importância da reunião, destacando que o encontro dos educadores de diversas redes de ensino possibilitando experiências que visam enriquecer a educação municipal é uma movimentação pedagógica. “Teresópolis dá um exemplo histórico mostrando que seus profissionais se movimentam, pensam, discutem e refletem sobre a educação. Isso é cidadania”, exclamou a palestrante.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário