Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Encontro de Folias de Reis lota Praça Balthasar da Silveira em Teresópolis



Encontro de Folias de Reis lota Praça Balthasar da Silveira


Teresópolis, 10 de janeiro de 2012 - A Praça Balthasar da Silveira, no Centro, ficou lotada no último sábado, 7 de janeiro, para a realização do Encontro de Folias de Reis de 2012, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. O evento reuniu três folias e mostrou mais uma vez a beleza e a fé presentes nesta antiga e tradicional manifestação cultural, que mistura arte e religiosidade.

“Sou nascido e criado no interior e por toda a minha vida acompanhei as folias de reis. É um prazer e motivo de orgulho realizar um encontro como este e ver como a tradição ainda vive. Parabéns a todas as folias participantes por este belo trabalho”, comentou o Prefeito Arlei, que fez questão de prestigiar o evento e, em especial, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, com a qual conviveu por anos.

Com coordenação da professora Mônica Botafogo e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o encontro reuniu grande público e contou com a participação de três folias de reis: Estrela Guia, de Cruzeiro, Teresópolis, Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas, Teresópolis, e União da Estrela, de Nova Friburgo, que contaram, através de diferentes releituras, a história da chegada dos Reis Magos ao local de nascimento do Menino Jesus.


A primeira a se apresentar foi a Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro. Com 20 foliões, o grupo se apresentou sob o comando do mestre Reginaldo Lopes, encantando o público. Em seguida, foi a vez da Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, com seus 18 componentes, comandada pelo mestre Helcio Pereira dos Santos, o Viscondinho, e tendo Manoel Messias como palhaço. E, por fim, se apresentou a Folia de Reis União da Estrela, sob o comando do mestre Antonio Carlos Gonzaga, Carlitos, que encerrou com chave de ouro a noite especial. Destaque para os palhaços da folia, Luizinho, Batista e Beleza, que roubaram a cena com suas rimas.


Seguindo a tradição, um dos momentos mais emocionantes foi a cerimônia de encontro de bandeiras – símbolo sagrado das folias –, realizada no momento da saída de uma folia e a entrada da próxima, com foliões ajoelhados em sinal de devoção e respeito aos pavilhões. Outro momento importante foi o da oferta às bandeiras, que contou ainda com intensa participação do público. Em diversas ocasiões, especialmente nas aparições dos palhaços, foi lembrada a tragédia que atingiu a Região Serrana em 2011. Ao fim de cada apresentação, as folias receberam certificado de participação e uma oferta, como manda a tradição, em nome da Prefeitura de Teresópolis.

“Este foi nosso terceiro encontro consecutivo e, mais uma vez, tivemos enorme sucesso. As três folias mostraram de forma significativa o quanto ainda vive a tradição e que sempre emociona as pessoas. As folias de reis representam uma das maiores manifestações culturais brasileiras e sempre terão nosso total apoio e incentivo”, comemorou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Também estiveram presentes o secretário de Orçamento Participativo, José Maria Rodrigues, o diretor de Obras, Amâncio Pinheiro, e o subsecretário de Governo, Marcelo Vieira.

Foliões e público aplaudem

Entre os foliões, o sentimento era de satisfação. “Mais uma vez, foi excelente. Fizemos questão de prestigiar e viremos sempre. Afinal, não podemos deixar morrer a tradição e a beleza da cultura brasileira. Parabéns à Prefeitura por manter vivo este encontro”, elogiou o mestre Reginaldo Lopes, da Folia de Reis Estrela Guia. “Sensacional. É um prazer para nós participar sempre, mas, este ano, tendo o prefeito Arlei à frente da cidade foi ainda melhor, pois ele sempre participou de nossa folia e nos apoiou. Em 2013, estaremos aqui, mais uma vez”, comentou mestre Viscondinho, da Folia Estrela Marte do Oriente, destacando ainda a importância de passar a tradição e a devoção às futuras gerações. Mestre Carlitos, da Folia de Reis União da Estrela, também saiu satisfeito. “Foi ótimo estar aqui. Vimos um público educado, que prestou atenção e gostou da apresentação. Isso para nós é o que vale. Parabéns a Teresópolis pela iniciativa”, disse o mestre friburguense.

O público também aprovou. “Muito bom. Afinal de contas, independente da questão da crença, a folia de reis é parte importante da cultura brasileira. Assisti a todas e gostei muito”, comentou o empresário Edison Carreiro. “Achei maravilhoso. Não tinha como deixar de vir. Fiz parte da Folia de Reis Estrela Dalva, a primeira da cidade. Cresci acompanhando a folia. Por isso, não perco nenhum encontro. Não podemos deixar esta tradição morrer nunca. A Prefeitura está de parabéns por mantê-la”, elogiou a dona de casa Marli Rosa.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário