Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Gestores de Teresópolis se reúnem com ministra da Cultura e avançam na implantação do Projeto Circulares

Marta Suplicy, Ministra da Cultura, ouviu atentamente o Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana e aprovou a iniciativa do Projeto Circulares
Gestores de Teresópolis se reúnem com ministra da Cultura e avançam na implantação do Projeto Circulares

Teresópolis, 16 de janeiro de 2014 - Na última segunda-feira, 13, Teresópolis participou de uma proveitosa reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O encontro ocorreu no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, que reúne gestores de 15 municípios da Região Serrana. Além do secretário de Cultura, Wanderley Peres, também estiveram presentes, representando nosso município, o subsecretário Arnaldo Almeida e a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, que é a presidente do Fórum.

O encontro teve como objetivo a viabilização do Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades serranas, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região.

Durante a reunião, Nara Zeitune apresentou à ministra um histórico sobre o trabalho do Fórum, e falou ainda sobre o relacionamento com o MinC e a respeito do Projeto Circulares. Além disso, entre outros assuntos, a presidente do Fórum ressaltou a importância de realização de editais regionalizados, o que beneficiaria de forma mais justa e democrática os artistas do interior, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde os municípios estão organizados em fóruns regionais.

A ministra Marta Suplicy ouviu de forma bastante receptiva as sugestões do Fórum sobre a implantação do projeto e novos programas. Marta Suplicy elogiou a iniciativa e apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização. "É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas", disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade em geral.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; e dos prefeitos de Santa Maria Madalena, Fernando Duarte, e Cantagalo, Saulo Gouvêa; além de todos os secretários e subsecretários de Cultura da região.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a implantação do projeto será um divisor de águas no desenvolvimento cultural da Região Serrana. “O Circulares é, sem dúvida, um marco na história da cultura na região, possibilitando um grande intercâmbio de atrações e artistas, fomentando a cultura nos 15 municípios e atuando de forma direta na formação mais consciente dos cidadãos. Agora, com o apoio da ministra, certamente a viabilização do projeto se torna mais próxima e concreta. Estamos entusiasmados”, comemorou.
Marta Suplicy, ao centro, com o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e a presidente do Fórum, Nara Zeitune, além de outros gestores da Região Serrana

Sobre o projeto

Iniciativa do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana, o Projeto Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet) para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na Região Serrana fluminense. As agendas municipais vão funcionar num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e plateia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações; e oficinas. Ainda estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.

O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa, que tem por objetivos aproximar culturalmente os municípios; facilitar o acesso à produção local disponível; dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC em 2012 para captação de patrocínio no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões, e agora, ao que tudo indica, terá o apoio direto da ministra para sua implementação.
Secretário Wanderley Peres, prefeitos de S. M. Madalena, Fernando Duarte, e de Cantagalo, Saulo Gouvêa, e o Secretário de Cordeiro, Alessandro Concy

Texto: Geórgia Jahara 
Fotos: Kaká Cabral
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário