Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Atividades pelo Dia do Meio Ambiente em Teresópolis movimentam praça da Casa de Cultura

 Estudantes conferem estande do Cia José Francisco Lippi
Atividades pelo Dia do Meio Ambiente movimentam praça da Casa de Cultura

Teresópolis, 5 de junho de 2014 – Um dia inteiro de atividades com cunho ecológico e direcionadas para a conscientização ambiental marca em Teresópolis as comemorações, nesta quinta-feira, 5 de junho, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A realização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento, na Praça Juscelino Kubitschek – a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, reúne estudantes das escolas municipais da região, órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais, que expõem em estandes montados em praça pública os projetos e campanhas que realizam em prol da preservação ambiental. Teatro de fantoche, distribuição de material educativo e de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, exposição de equipamentos de combate a incêndio florestal e de produtos orgânicos completam a programação.

Para o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, o município tem muito a comemorar nesta data. “Teresópolis tem três parques: um municipal, um estadual e um federal, e o parque municipal está recebendo um aporte do Governo do Estado. Então, teremos um novo impulso, como novos materiais e, talvez, a aquisição de outra sede”, adiantou, citando ainda outras ações ambientais realizadas pela Secretaria. “Temos ainda atividades nos bairros, com melhorias ambientais através de reflorestamento às margens dos rios e das encostas. Melhoramos muito as condições de reflorestamento na cidade: do início do ano até hoje plantamos cerca de cinco mil árvores”.
Poder Público, ONGs e empresas apresentam projetos ambientais em evento pelo Dia do Meio Ambiente
Alunos da rede pública conferem equipamentos de combate a incêndio florestal em estande do Parque Estadual dos Três Picos
Estudantes se informam sobre produção de alimentos e preservação da natureza no estande do SESC Teresópolis
André de Mello e Leandro Coutinho, secretário e subsecretário de Meio Ambiente: Teresópolis tem o que comemorar na área ambiental
Cedae mostra o processo de tratamento da água
 O recebimento de um caminhão, destinado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para reforçar a coleta seletiva solidária implantada em 25 bairros no município, foi outra conquista lembrada por De Mello. “A Secretaria de Meio Ambiente está evoluindo nas suas diversas características, e uma delas é a coleta seletiva. Estamos recebendo um caminhão do Inea, que já foi adquirido. Teresópolis foi um dos doze municípios fluminenses contemplados. Então, temos muito a comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente”.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico foi destacada pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. “Nós apresentamos a caracterização do município e, na semana que vem, será finalizado o diagnóstico em relação aos problemas e potencialidades. Nós teremos uma reunião no Inea no dia 10, quando esse documento será apresentado. Depois, será convocada uma reunião para apresentar o trabalho para toda a população”, salientou.

O Plano de Saneamento Básico de Teresópolis é elaborado pelo consórcio Encibra-Paralela I, contratado pelo Governo do Estado e que coordena todas as etapas da produção do documento. A Prefeitura contribui com o trabalho através do comitê de acompanhamento técnico, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e formado por equipes das secretarias de Agricultura, Educação, Planejamento, Saúde, de Obras e de Serviços Públicos.

Educação e preservação ambiental

Alunos das escolas públicas localizadas na região da Casa de Cultura e visitantes tiveram oportunidade de conhecer as ações ambientais realizadas pelo poder público, instituições e organizações não-governamentais, e conferir o emprego de tecnologias limpas em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu folhetos sobre as suas ações, como coleta seletiva e de óleo vegetal, e exemplares da Agenda 21. O Corpo de Bombeiros expôs equipamentos de combate a incêndio florestal utilizados pelas equipes do Projeto de Proteção à Mata Atlântica. A Cedae doou 500 mudas para distribuir aos visitantes do evento, e também mostrou, através de um decantador, o processo de tratamento da água.

Equipe do Parque Estadual dos Três Picos expôs material e fez palestra sobre combate a fogo no mato. No estande do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, estudantes e visitantes tiveram acesso a informações sobre o projeto Fauna Viva, de preservação dos animais silvestres da região da Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba. Além disso, a Trupe do Parque apresentou teatro de fantoches com temática ambiental.

O Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, escola estadual localizada no interior do município, mostrou o Projeto Boa (Batalhão de Operações Agrícolas), de formação de técnicos agrícolas com habilitação em análise do solo, de plantas e da água. A organização não-governamental Padrão Águias de Aventura Objetiva distribuiu compostagem doméstica e sabão ecológico, e ainda incentivou o uso consciente do papel, para evitar desmatamento.

O Grupo Petrópolis divulgou o projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), que promove ações em prol da preservação do meio ambiente. O SESC Teresópolis disponibilizou informações sobre o projeto Sistemas Agroflorestais, de produção de alimentos aliada à preservação da natureza. E a Feira Agroecológica de Teresópolis apresentou exemplares de sua produção de alimentos sem agrotóxico.
Trupe do Parque apresenta teatro de fantoche com temática ambientalAna Litardo, da Feira Agroecológica de Teresópolis, e a produção sem agrotóxico

Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário