Pesquisar este blog

sábado, 7 de junho de 2014

Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ desperta interesse da imprensa nacional

 O repórter André Silva e o cinegrafista Maico Paranhos, da TV Aparecida, também visitaram a exposição
Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ desperta interesse da imprensa nacional

Teresópolis, 6 de junho de 2014 - Desde o dia 26 de maio, Teresópolis é oficialmente a Casa da Seleção Brasileira e, por isso, centro mundial de atenções. Para acompanhar o treinamento na CBF, cerca de 1.500 profissionais da imprensa estão no município, cobrindo o dia a dia da seleção. Mas, engana-se quem pensa que todas as atenções ficam voltadas exclusivamente para a Granja Comary.

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ vem despertando o interesse da imprensa de todo o Brasil. São emissoras de tv, rádios, jornais e sites, que saem do complexo da granja em busca de informações diferenciadas sobre Teresópolis, e encontram na Casa da Memória Arthur Dalmasso informações para contar uma boa história.

Desde a abertura da mostra, no fim do mês passado, a exposição já recebeu quase 300 visitantes. E, entre eles, diversas equipes da imprensa. Já visitaram a mostra o SBT, a Band, a TV Brasil, a Rádio Independente, de Lajeado, no Rio Grande do Sul, a TV Aparecida, a Intertv - afiliada da Rede Globo, o jornal Correio Brasiliense, a Gazeta Esportiva, de São Paulo, e o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Na casa, as equipes conhecem a exposição, realizam entrevistas e produzem matérias divulgando a mostra, que conta um pouco da relação entre Teresópolis e a Seleção Brasileira.
Regina Rebello e o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, com os jornalistas Thiago Nogueira e Josias Pereira, durante a entrevista para o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, Minas Gerais
Repórter André Galvão, Wagner Vieira e cinegrafista Cadu Matos, da Band, com Regina Rebello e Romildo Pires
 Ricardo Sander, da Rádio Independente, de Lajeado, no Rio Grande do Sul
Um dos destaques tem sido a chefe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, Regina Rebello, teresopolitana que atuou em episódio interessante da Seleção de 1966, sendo a recepcionista social do então capitão Bellini. A foto do evento, com dedicatória do ex-jogador, está entre as peças que podem ser vistas, assim como a camisa oficial da Seleção de 94, dada pelo jogador Bebeto ao historiador da Secretaria de Cultura, Romildo Pires.

Repórter da Band, André Galvão fez matéria em tom descontraído e aprovou o trabalho da Secretaria de Cultura. “São histórias, curiosidades e fotos interessantes. A equipe está de parabéns pelo trabalho”, disse. A jornalista Sabrina Borsato, da Intertv, concorda. “É claro que a Seleção Brasileira é importante. Mas também é legal explorarmos Teresópolis com assuntos diferentes, interligados à Copa, como é o caso da exposição”, comentou a repórter.

Para o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o interesse da imprensa pela exposição é motivo de comemoração. “Neste momento em que Teresópolis é o centro mundial das atenções, elaboramos uma exposição especial, oferecendo aos teresopolitanos, e principalmente aos milhares de jornalistas e visitantes, um atrativo a mais durante a passagem por nossa cidade. E tem dado certo. Já recebemos diversas equipes interessadas no trabalho”, disse o secretário.

Lembrando que a mostra ganhará uma versão itinerante, em tenda 5 x 5, que estará exposta na Feirinha de Teresópolis a partir deste sábado, 7, o secretário Arnaldo Almeida a grande procura da imprensa pela mostra. “Para nós, é motivo de satisfação e comemoração, pois não só comprova a importância do trabalho de preservação da história, como também dá visibilidade nacional à nossa exposição e à Secretaria de Cultura”, destacou.

Sobre a exposição

Com o título ‘Teresópolis, casa da Seleção’, a exposição faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis. Ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.

Em uma das salas, um vídeo especial está em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas, com os 100 maiores gols. Curiosidades a respeito da Seleção Brasileira, das Copas do Mundo e do futebol em geral também são abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha. Para a exposição, foram utilizados materiais dos acervos do Arquivo Nacional, da Set Produções, do Patrimônio Histórico de Teresópolis e do historiador Romildo Pires.
 A mostra despertou o interesse da repórter Giselle Garcia, da TV Brasil

Decoração especial

Além da exposição, a Secretaria de Cultura preparou ainda uma decoração especial, alusiva à Copa do Mundo, que adornar a fachada da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Um grande painel temático foi instalado no local, dando as boas-vindas ao público e mostrando que a Cultura também torce pela Seleção Brasileira nesta Copa.

Serviço A exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), de segunda a sábado, das 13h às 17h. Visitação até 13 de agosto. Além desta, pode ser vista também no mesmo local a mostra permanente ‘Teresópolis, um passeio pela história’.
 A repórter Sabrina Borsato e o cinegrafista Gerson Gonçalo, da Intertv

Texto: Geórgia Jahara
Fotos de Rafael Corrêa e Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário