Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Operação Lei Seca inicia esquema especial para a Copa do Mundo

Operação Lei Seca inicia esquema especial para a Copa do Mundo
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 13 de junho de 2014
Núcleo de Imprensa 

Operação Lei Seca inicia esquema especial para a Copa do Mundo

Ações de educação e fiscalização acontecem nos dias de jogos da Seleção Brasileira 

A Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, iniciou, nesta quinta-feira (12/6), o primeiro dia do esquema especial para a Copa do Mundo, em nove pontos da cidade. Todo o efetivo estará à disposição nos dias de jogos da Seleção Brasileira, realizando ações de conscientização e fiscalização durante o dia e à noite. A fiscalização começa imediatamente após o término dos jogos. Já as equipes de educação entram em campo antes das partidas.

Cerca de 250 agentes vão percorrer áreas estratégicas da Região Metropolitana e de cidades de médio porte do interior fluminense, levando a mensagem da campanha. Símbolo do projeto, o tradicional balão da Operação Lei Seca ganhou tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial. 

De acordo com o coordenador da OLS, tenente-coronel Marco Andrade, a expectativa é de que cerca de 900 motoristas sejam abordados por dia durante as operações.

– Às 15h, antes do primeiro jogo da Seleção, nossas equipes já estavam nas ruas com ações de conscientização, chamando a atenção da sociedade para o fato de que é preciso se divertir e comemorar, mas também voltar para casa com segurança. Este esquema especial vai durar toda a Copa. Estaremos, preventivamente, conscientizando antes dos jogos e atuando na fiscalização logo após o termino das partidas, para que possamos comemorar o Mundial com a vida preservada –afirmou o coordenador. 

Morador da Barra da Tijuca, o designer Rafael Salles, de 26 anos, aposta na mudança de comportamento dos jovens em relação à mistura nociva de álcool e direção. 

– A minha geração está muito mais consciente e tem mudado sua mentalidade após o lançamento da OLS. Hoje, mesmo em época de grandes eventos e comemorações, como a Copa do Mundo, os jovens estão recorrendo a outros meios para voltar para a casa com segurança após a ingestão de bebida alcoólica – disse Rafael, que já perdeu um amigo, vítima da alcoolemia no trânsito. 

Entre um grupo de quatro jovens, o estudante Carlos André Bonfatti, de 19 anos, foi o motorista da vez. 

– A operação evita muitos acidentes. Sempre fazemos um rodízio. Quem bebe, nunca dirige – disse Carlos André. 


Crédito de foto: Rogério Santana
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário