Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente em Teresópolis começa com plantio de árvores e caminhada

Subsecretário de Meio Ambiente, o biólogo Leandro Coutinho, conversa com os estudantes sobre o que é o meio ambiente e a importância de preservá-lo
Semana do Meio Ambiente começa com plantio de árvores e caminhada no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Teresópolis, 3 de junho de 2014 – As atividades em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) começaram nesta segunda-feira, 2, com plantio de 35 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e caminhada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A atividade foi realizada por cerca de 50 alunos da Educação Infantil da Escola M. Fazenda Alpina, localizada próximo ao parque.

O secretário de Meio Ambiente, André de Mello, ressaltou a educação ambiental para preservação do meio ambiente. “Nessa primeira atividade, a gente trouxe as crianças para plantarem as mudas e caminharem pelo parque. Conhecendo e participando de ações como essa, elas ficam mais envolvidas e incentivas a cuidar da natureza”, comentou De Mello, pontuando que a unidade de conservação completa cinco anos em julho e que haverá novidades para o público, como a trilha que ligará a sede em Santa Rita ao Núcleo da Pedra da Tartaruga.

O subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, conversou com as crianças sobre o que é o meio ambiente e como conservá-lo. “O meio ambiente engloba não só as plantas e os animais, mas também o ar, o mar, os rios, os lagos, etc. E essa semana serve para pensarmos sobre como cuidar dele, preservando-o. Esse plantio de mudas é uma experiência da infância que vocês podem guardar e cultivar”, destacou Leandro.

A diretora da Escola Fazenda Alpina, Raquel Lobo Lopes, falou sobre a atividade como complemento para o ensino na sala de aula. “A escola tem uma parceria com o parque para a realização de projetos de educação ambiental e participar desse plantio de árvores acrescenta e enriquece o trabalho durante as aulas”.
Alunos da Escola Fazenda Alpina plantam mudas de árvores no Parque Municipal, em Santa Rita, no 2º Distrito
O secretário de Meio Ambiente, André de Mello e o sub, Leandro Coutinho, participam da primeira atividade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
As crianças aprenderam um pouco sobre o tema ambiental e se divertiram. “O que eu mais gostei foi de plantar a árvore. Vou estar sempre aqui para cuidar dela”, disse Camila, de 6 anos. Já Wesley, de 7 anos, aproveitou a caminhada para gastar energia. “O parque é muito lindo. Adorei fazer esta caminhada pela Trilha do Jacu”.

Até o próximo sábado, 7, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover a seguinte programação:

Terça, dia 3, 17h30
Teatro Municipal
Reunião do Conselho M. de Meio Ambiente, as 17h30, no Teatro da Prefeitura, na qual será lançado o edital para captação de projetos a serem realizados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente;

Quarta, dia 4, 18h
Auditório Multimídia Afif Georges Farah - campus sede do Unifeso
Palestra ‘Educação Ambiental: a arte como ferramenta de ensino e aprendizagem’;

Quinta, 5, entre 9h e 17h
Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima
Exposição e teatro - público poderá visitar estandes de várias instituições e empresas que investem em trabalhos de conscientização ambiental. Os visitantes também terão acesso aos produtos da Feira Agroecológica. No local, haverá apresentações teatrais às 10h e às 14h.

Sexta, 6, 19h
Campus sede do Unifeso
Circuito Tela Verde (exibição de filmes ambientais)

Sábado, 7, das 8h às 12h
Ação Ambiental nos Bairros
Paineiras receberá o projeto, que leva informação e atendimento à comunidade. A iniciativa contará com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e de Serviços Públicos.
 Crianças fazem caminhada pela Trilha do Jacu, no Parque Municipal
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário