Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Nova tecnologia integra forças de segurança do Estado do Rio

Nova tecnologia integra forças de segurança do Estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Nova tecnologia integra forças de segurança do Estado
Rede de comunicação agilizará atendimentos no interior fluminense

O Estado de Rio conta uma nova tecnologia para integrar as forças de segurança e agilizar o atendimento à população fluminense. A partir de março de 2015, municípios do interior ganham uma forma mais efetiva e direta de comunicação: o sistema de radiocomunicação crítica informatizado, já utilizado na Região Metropolitana. Entre as vantagens estão a possibilidade de gravação das conversas, o uso de GPS em todos os equipamentos e a agilidade no repasse das informações. 

O sistema vai reunir, em um mesmo canal, as polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Secretaria de Administração Penitenciária. O investimento, da ordem de R$ 105 milhões, vai incluir a compra e instalação de cerca de 130 Estações de Rádio Base (ERBs), que funcionam como antenas, rede de transporte, locação e manutenção dos pontos onde as antenas são colocadas. A expectativa é que a tecnologia funcione com até 20 mil equipamentos de rádio, sendo 12 mil portáteis e 8 mil fixos. 

- Acredito que o Rio de Janeiro seja o primeiro estado do país a usar um sistema de rádio totalmente digital. Polícia e população vão sair ganhando com a novidade - disse o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Edval Novaes. 

O projeto também vai contar com quatro ERBs móveis, instaladas em veículos. A ideia é suprir a necessidade em casos em que a comunicação tiver sido interrompida.

- Situações como enchentes exigem medidas diferenciadas para que a comunicação não seja perdida. Em casos como esse, a ERB móvel se desloca para o local e restabelece o contato. Também podemos utilizá-las em eventos como o Réveillon de Copacabana - afirmou o subsecretário.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário