Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Campanha em escolas do Rio conscientiza sobre o uso da água

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 4 de fevereiro
Núcleo de Imprensa

Campanha em escolas conscientiza sobre o uso da água 
Ação voltada para alunos e professores começa este mês 

O Governo do Estado realizará, no início deste ano letivo, uma campanha em colégios para conscientizar estudantes e professores sobre o uso sustentável da água. As novas unidades e as que foram reformadas recentemente já possuem uma estrutura ecologicamente correta. Em 22 de março, Dia Mundial da Água, acontecerá, em todo estado, uma ação integrada de mobilização nas escolas da rede estadual, para difundir mais estratégias voltadas ao uso consciente e sustentável.

“A campanha vai reforçar a discussão sobre a importância do uso da água, que é um tema urgente e importante no mundo inteiro. É fundamental que a comunidade escolar esteja engajada em prol desse objetivo”, explicou o secretário de Educação, Antonio Neto.

Um dos exemplos de sustentabilidade é o Colégio Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, onde a água da chuva é usada nas limpezas, no jardim e na horta. A unidade escolar, que atende a aproximadamente 2,5 mil estudantes, possui uma cisterna de 20 mil litros. Segundo a diretora-geral do colégio, Eurídice Francisco, outra medida adotada será a de limitar o tempo de uso dos chuveiros localizados nos vestiários.

“Usamos água da chuva para lavar o entorno da piscina, corredores e rampas. Também utilizamos no jardim e na horta. Já tínhamos um trabalho de conscientização na escola, mas agora vamos ampliá-lo. Em sala de aula, o tema terá atenção redobrada. Queremos atingir pelo menos 30% de economia no mês, sem, é claro, perder a qualidade de atendimento”, disse a diretora.

O Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, localizado em Niterói, também integra as escolas sustentáveis da rede. A unidade, recentemente reformada e adaptada, também intensificará as ações para evitar o desperdício.

“Trabalhamos com água de reúso, inclusive nas descargas dos banheiros. Nossa intenção é que a prática faça parte do dia a dia dos alunos e que estes estudantes levem as informações para seus familiares”, afirmou a diretora Janete Fortes Lopes.

De acordo com o secretário, a preocupação com a construção de edificações sustentáveis é fundamental.

“Essa discussão não é nova, e a secretaria já tem direcionado um olhar sensível para o tema. As novas unidades da rede e as que passaram por reforma já possuem uma estrutura sustentável”, explicou Antonio Neto.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário