Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cursos do Pronatec Cultura realizado em Teresópolis agradam alunos

Regina Rebello analisa o material do acervo
Cursos do Pronatec Cultura agradam alunos

Teresópolis, 13 de fevereiro de 2015 - Iniciados em janeiro, os dois cursos do Pronatec na área cultural realizados em Teresópolis estão fazendo sucesso entre os alunos. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e o Ministério da Cultura (MinC), os cursos atendem diretamente 60 pessoas, oferecendo capacitação para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos.

Os cursos são realizados em duas das unidades da Secretaria de Cultura. Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, acontecem as aulas do curso de auxiliar de conservação de acervos. Já o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, sedia as aulas do curso de assistente de produção cultural.

Na Casa da Memória, ficam à frente os professores Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, revezando entre aulas teóricas e práticas, onde os alunos aprendem a manusear, catalogar e restaurar o acervo. No Centro Cultural, as professoras Maritza Garcia e Mara Bastos ensinam a elaborar, produzir e executar projetos culturais.

Os alunos estão satisfeitos. “Estou adorando. Depois que comecei o curso, descobri uma verdadeira vocação para trabalhar com acervo. As aulas estão me acrescentando muito”, diz Fatima Cunha. Chefe do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Regina Rebello está aproveitando o curso para uma atualização. “Sempre é bom aprender mais. Com o tempo, surgem novas técnicas, produtos e formas de nos ajudar com a conservação do acervo. Para mim, está sendo bastante produtivo”, comentou.

Para o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, os cursos do Pronatec certamente fortalecerão a cadeia cultural do município. “Os cursos estão permitindo a capacitação de profissionais teresopolitanos, em duas áreas importantes, ampliando assim suas chances de aproveitamento no mercado de trabalho. Bom para os alunos, melhor ainda para Teresópolis, que ganha mão-de-obra local qualificada”, exaltou.

Os cursos são gratuitos, com carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno recebe ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de kit escolar.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.
Utilizando luvas para proteção do material, os alunos manueiam itens do acervo durante o curso

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rafael Corrêa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário