Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Conjunto Pedregulho ,em São Cristóvão RJ, será entregue neste semestre

Conjunto Pedregulho ,em São Cristóvão RJ, será entregue neste semestre
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Conjunto Pedregulho será entregue neste semestre
Segunda etapa da reforma do condomínio histórico será finalizada no próximo mês

A restauração do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, o Pedregulho, em São Cristóvão – que finaliza a segunda etapa de obras em abril – devolve ao Rio de Janeiro um dos ícones da arquitetura moderna brasileira e que inspira, até hoje, concepções arquitetônicas não só do Brasil, mas também do exterior. No total, 1,7 mil famílias são beneficiadas com a reforma realizada pelo Governo do Estado. A intervenção faz parte do programa De Cara Nova, que já reformou 124 conjuntos no estado, beneficiando 80 mil famílias.

- O Pedregulho é uma obra de arte da arquitetura. Com o passar dos anos, a falta de manutenção adequada e algumas obras de reparo realizadas por moradores descaracterizaram o projeto original. Estamos resgatando um patrimônio que não é apenas de seus moradores, mas do Rio de Janeiro - disse o secretário de Habitação, Bernardo Rossi.

Patrimônio da humanidade

A Secretaria de Habitação, por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), realiza a reforma dos três blocos do condomínio. Em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e protegido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o Pedregulho já é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

O condomínio, inaugurado em 1950, fez parte de um grande projeto habitacional de quando o Rio ainda era capital do país. Sua principal característica funcional foi integrar à moradia serviços cotidianos como saúde, educação e até lavanderia mecanizada, um dos símbolos da vida moderna da década de 50. Ocupado por funcionários públicos federais da então capital do Brasil, o conjunto teve esses serviços sendo paulatinamente desativados a partir da década de 70.

Obras resgatam cartão-postal do Rio

Famoso por suas linhas sinuosas, o condomínio Pedregulho recebe 12 mil turistas por ano - Destinado à moradia popular, suas linhas sinuosas que também lhe renderam o apelido de Minhocão, o Pedregulho é considerado a obra-prima de Affonso Eduardo Reidy. Seus 252 metros de extensão, que conta com 328 apartamentos, estão vivamente integrados à paisagem montanhosa do local.

Duzentos operários trabalham na recuperação de concreto dos pilares, tetos, vigas e outros elementos estruturais, no telhado, nas redes elétrica e hidrossanitária subterrânea. O conjunto também ganhou nova canalização de gás, um dos anseios dos moradores e ferramenta de segurança para o condomínio.

- Um dos desafios é realizar a obra sem interferir na rotina dos moradores. Mas, a experiência dos arquitetos e engenheiros da companhia, trouxe essa harmonia durante todas as fases da restauração - explicou o presidente da Cehab, Thadeu Galvani.

Moradores como Hamilton Ildefonso Marinho, de 57 anos, que vive no conjunto desde os 5 anos, comemoram as obras.

- Recebemos mais de 12 mil pessoas por ano, a maioria estudante de arquitetura do país e do exterior que vêm para admirar e pesquisar. Tem gente que se emociona. E nós, moradores, também - afirmou Hamilton, hoje presidente da associação de moradores.

Valorização de imóveis

Para a secretária Monica Carvalho, de 38 anos, uma das conquistas da revitalização é a valorização dos imóveis.

- São usados materiais de primeira e há um cuidado com a obra que faz a diferença. Vai ficar ainda mais famoso - disse Monica.

Foto: Daniele Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário