Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Educação de Teresópolis é mais uma vez destaque nacional

 O secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, explica que a secretaria vem investindo em ferramentas pedagógicas para os professores
Educação de Teresópolis é mais uma vez destaque nacional
Com resultados “acima da média” na ANA, alfabetização em Teresópolis é apontada como exemplo pelo Canal Futura

Teresópolis, 27 de outubro de 2015 - Divulgados em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA/2014 – têm como objetivo a análise pelas equipes pedagógicas e de gestão das escolas e redes de ensino. Graças aos seus índices, Teresópolis é mais uma vez destaque de uma reportagem no Canal Futura, que apontou o CIEP Municipalizado Prof. Amaury Amaral dos Santos, localizado na Fonte Santa, como exemplo no setor, enfatizando que “a cidade conseguiu resultados maiores do que a média do Brasil na Avaliação Nacional de Alfabetização”.

“As nossas iniciativas são de valorização do profissional de Educação, de entender o que eles precisam como ferramentas de trabalho, e foi nisso que nossa rede investiu. Não adianta mais, hoje em dia, você implantar uma metodologia onde se intui que o aluno está aprendendo para no final vermos o resultado. Educação hoje se faz com avaliação científica, comprovação de resultados e essas provas vêm para verificar isso”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, em entrevista ao Canal Futura.

Integrando desde 2013 o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o município de Teresópolis tem investido nesse compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Cristina Esteves, coordenadora do PNAIC na rede municipal de ensino, também falou ao Canal Futura, lembrando que a vontade dos professores municipais de se aprimorarem, é essencial para um resultado de sucesso. “A gente acredita que o convencimento do professor para discutir esse processo todo, já que são anos de uma prática enraizada, é essencial para a perspectiva do PNAIC de se pensar a Educação de uma forma diferente e acreditar que é possível haver uma mudança a partir do processo de formação continuada”, disse Cristina.

A formação do PNAIC é presencial e tem duração total de 120 horas anuais, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emite certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o MEC oferece para os participantes uma Bolsa de R$ 200,00 durante os meses de formação continuada.

Em Teresópolis, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém-contratados, que só poderiam participar como ouvintes, receberam todos os benefícios, inclusive a bolsa integral, custeada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Roberta Fernandes Coutinho, orientadora pedagógica do CIEP Municipalizado Prof. Amaury Amaral dos Santos, destacou a oportunidade que os professores municipais estão tendo. “A avaliação que nós fizemos tem ótimos resultados. Os professores estão tendo a possibilidade de ter novas visões sobre a alfabetização, que antes estavam muito arraigadas de uma maneira muito tradicional. O PNAIC vem abrindo portas, tanto para os professores quanto para os alunos”, explicou Roberta.
Cristina Esteves, coordenadora do PNAIC na rede municipal de ensino, destacou o engajamento dos professores municipais
 Roberta Fernandes Coutinho, orientadora pedagógica do CIEP, destacou a oportunidades que os professores estão tendo
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Imagens da reportagem do Canal Futura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário