Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pode ocorrer Tsunami ou terremoto no Brasil? O que é uma tromba d´àgua?

Explicação: O que é uma tromba d`água?
Quando as chuvas se intensificam, é possível ocorrer, sobretudo nas regiões com significativos acidentes geográficos, um dos mais impressionantes, imprevisíveis e violentos fenômenos da natureza: a tromba d’água. Trata-se normalmente de grandes e carregadas nuvens, que em dias muitos chuvosos, normalmente sem raios e trovões, chegam a tocar o topo das serras, no caso do Planalto Central Brasileiro. Quando encontram-se com nascentes altas, tornam-se liqüídas e praticamente "desabam" de uma vez, provocando uma forte e imensa onda que vai inundando (e levando) tudo pelo caminho a velocidade espantosa. Em alguns casos, o nível da água chega a subir até 20 metros em apenas 5 minutos, conforme o constatado pelo Ibama. 
Um dos locais onde a tromba ocorre com mais freqüência é na Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás. Ali, sobretudo nos rios Preto e São Miguel - que nascem em altas cabeceiras e correm por entre fendas de morros - os registros são comuns e já fizeram pelo menos seis vítimas fatais.



O Brasil está livre dos terremotos? 
Como explicado, os terremotos ocorrem ao longo da junção entre as placas tectônicas. O Brasil, por se localizar no centro de uma dessas placas - a sul-americana - não sofre os efeitos do atrito entre elas, ficando portanto livre dos abalos de origem tectônica. No entanto, todas as placas têm falhas em seu interior e a posição do Brasil não é exceção. Conhecidas como falhas geológicas, essas ranhuras são similares a cicatrizes na crosta terrestre e são as principais causas dos tremores de terra registrados no Brasil. 
Quando uma movimentação anômala ocorre próxima a essas fendas, existe uma tendência natural de estabilização do solo abaixo delas que muitas vezes produzem as chamadas "acomodações", quando blocos inteiros sob a superfície desmoronam sobre espaços vazios. 
Com raras exceções, os terremotos no Brasil não ultrapassam 3.0 graus de magnitude e muitas vezes nem são registrados. No entanto, quando acontecem em áreas povoadas com estruturas pobres podem provocar danos significativos. 


Única vítima de terremoto no Brasil Até hoje, apenas uma pessoa morreu vítima de terremoto no Brasil. O fato ocorreu em 9 de dezembro de 2007, na cidade de Caraíbas, em Minas Gerais, após um terremoto de 4.9 graus que atingiu o local. A vítima foi uma criança e na ocasião 76 casas desabaram. O maior terremoto no Brasil O terremoto mais intenso já registrado no Brasil ocorreu em Porto dos Gaúchos, no norte de Mato Grosso, em 31 de janeiro de 1955. Na ocasião os sismógrafos registraram 6.2 graus de magnitude.  O Estado de São Paulo também já registrou abalos significativos. Em 1922 um violento abalo de 5.2 graus foi registrado na cidade de Mogi-Guaçu e em 22 de abril de 2008, outro tremor de 5.2 graus ocorrido no litoral paulista foi sentido com muita intensidade em diversas cidades do Estado, além de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.


Pode acontecer um Tsunami ou terremoto no Brasil?

Já aconteceu
Ao que tudo indica, a costa de São Paulo já foi atingida por um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente. Isso aconteceu em 1541 e devastou a vila construída por Martim Afonso. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami, mas como os europeus já estavam aqui, diversos documentos históricos registram o evento.

Hipótese:A erupção do vulcão Cumbre Vieja poderia atingir costa brasileira
Recentemente, alguns cientistas passaram a se preocupar com uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa oeste da África. Esse vulcão tem um de seus flancos instáveis e segundo os defensores dessa teoria, caso ocorra uma erupção muito forte poderá desmoronar, despejando no mar mais de 500 bilhões de toneladas de terra. Isso produziria um mega tsunami que se espalharia pelo Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa.
-De acordo com alguns modelos, as ondas teriam 40 metros de altura e chegariam ao Brasil em 8 ou 9 horas.

Apesar de catastrófica, a hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um mega terremoto dessas proporções.

fonte: "Geologia Brasileira-Vulcões,terremotos e fenômenos da natureza."

Um comentário:

  1. Gostei das informações... vivendo e apredendo.
    Não quero que o Brasil passe por nenhuma experiêcnias dessas...

    ResponderExcluir