Teresópolis recebe consultor do Ministério da Cultura para debater construção do Sistema Municipal de Cultura
Teresópolis, 11 de abril de 2012 - O consultor do Ministério da Cultura (MinC) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Flávio Aniceto, esteve em Teresópolis nesta quarta-feira, 11 de abril, para uma reunião com o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e o coordenador de projetos da Secretaria de Cultura, Lu Guarilha. Durante o encontro, foi debatida a construção do Sistema Municipal de Cultura, que está em andamento e contará com o assessoramento de Aniceto.
“Com o Sistema Municipal de Cultura, resultado de um processo democrático, com a participação do poder público e da sociedade civil, teremos definidas as ferramentas necessárias e as políticas públicas que vão nortear a cultura no município pelos próximos anos. Sem dúvida, mais um grande avanço para o desenvolvimento cultural de Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Durante a visita, Flávio Aniceto avaliou o atual estágio do município dentro do processo de construção do sistema e saiu satisfeito. “Teresópolis está caminhando muito bem. A cidade conta com Conselho de Cultura em funcionamento, Fórum de Cultura Permanente, Fundo de Cultura, realizou duas conferências e está formulando a criação de seu Plano Municipal de Cultura. Nossa expectativa é que o Plano seja entregue ainda este ano, finalizando um ciclo que começou na 1ª Conferência de Cultura de Teresópolis, em 2009, e deixando uma nova semente plantada, com todas as diretrizes para o início de um novo ciclo”, elogiou o consultor, lembrando ainda que Teresópolis fez parte de todas as etapas do processo. “O Sistema Nacional é fruto de uma criação coletiva, que teve a participação de Teresópolis em todas as suas etapas. A cidade fez sua parte desde o início, assim como outros municípios da Região Serrana, dando um importante passo político e organizativo”, acrescentou.
O Sistema Municipal de Cultura será um instrumento único, que vai consolidar o conselho, o fundo e o plano de cultura de Teresópolis, integrando, por sua vez, o Sistema Nacional de Cultura. O trabalho conjunto, com a adoção de políticas públicas locais em acordo com as nacionais, favorece o desenvolvimento de novos projetos e a inclusão do município em programas, além de facilitar a obtenção de recursos junto ao Governo Federal. Neste momento, 37% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro integram o Sistema Nacional de Cultura, incluindo Teresópolis.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário