Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Teresópolis é campeão na X Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador

Teresópolis é campeão na X Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador

Teresópolis, 28 de abril de 2014 – Teresópolis conquistou o título de campeão dos campeões na X Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador do município, realizada entre os últimos dias 24 e 26, no Parque de Exposições, em Albuquerque. O animal vencedor foi o Futuro do Rio Raso, d​o Haras Delícias da Serra, ​localizado no 3º Distrito do município.

Na categoria fêmea, a Arara das Minas Gerais,​do haras MZC, ​de Tanguá, no Rio de Janeiro, levou o campeonato.

Criadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participaram da exposição promovida pela Prefeitura. Os secretários municipais de Governo, Leonardo Vasconcellos, de Administração, José Carlos Cunha, e de Agricultura, José Francisco Cortázio, representaram o prefeito Arlei.

“A exposição teve um nível de qualidade técnica dos animais muito bom, com a participação de criadores de diversas cidades do Rio e também de outros estados. Com certeza, vários cavalos que disputaram essa etapa têm grande chance de se classificar para a etapa nacional”, comentou o secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio.

Organizado pela empresa Raça Eventos, o evento teve a chancela das associações brasileira e estadual dos criadores do cavalo mangalarga marchador (ABCCMM e ACCMMERJ). A etapa contou com a participação de 162 animais, sendo classificatória para a 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, entre 23 de julho e 2 de agosto, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Criador há 12 anos, Ricardo Carvalho frisa que a paixão pela raça começou na infância
Secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio, e criador José Gilvan Macário o sucesso da exposição
Foram realizadas 42 provas de marcha, morfológica e funcional, nas categorias jovem e adulto, tendo como juízes Diego Vitral e Marcus Antônio Barreto, membros da ABCCMM. Ricardo Carvalho é criador há 12 anos, mas a paixão pelo mangalarga marchador começou na infância. O empresário de Taubaté, São Paulo, conquistou quatro títulos com os animais Herdeiro da Ilha e Galeão, considerado o grande campeão adulto da raça.

“Escolhi entrar nesse ramo por uma paixão desde menino, quando montava a cavalo na fazenda da minha avó. Para mim, o mangalarga marchador é o melhor cavalo entre todas as raças”, contou o criador, pontuando que a raça chama a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada, com expressão vigorosa e sadia e pelos finos e sedosos.

A exposição teve como premiação para os vencedores duas motos e sorteio de mais uma moto para os expositores e de um carro zero km para os peões, que teve como ganhador Paulo Lins e Silva. A campeã das campeãs de marcha foi a Arara das Minas Gerais, de Tanguá, no Rio de Janeiro, e o campeão dos campeões foi o Futuro do Rio Raso, d​o Haras Delícias da Serra​ Teresópolis, ​localizado no 3º Distrito de Teresópolis, ​de propriedade ​de José Gilvan Macário.

“Estamos muito felizes por estes resultados. Dois animais do nosso haras estavam classificados para a final, a Grécia Macaé que ficou como Reservada Campeã Marcha Ideal e Campeã das Campeãs de Marcha, e o Futuro do Rio Raso, Campeão dos Campeões de Marcha. Agora vamos nos preparar
​para ​a etapa nacional”, disse José Gilvan Macário.
Exposição conta com participação de 162 cavalos
Secretário de Governo, Leonardo Vasconcellos, entrega troféu para José Gilvan Macário, criador de Teresópolis, com animais vencedores em três categorias

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário