Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Christino Áureo apresenta projeto de construção de moradias rurais para pequenos produtores de Teresópolis

Christino Áureo apresenta projeto de construção de moradias rurais para pequenos produtores
Christino Áureo apresenta projeto de construção de moradias rurais para pequenos produtores-Serão contempladas 780 famílias de agricultores que perderam suas casas na tragédia de 2011


Teresópolis, 23 de maio de 2012 - O Secretário e o Subsecretário de Agricultura de Teresópolis, José Francisco Cortázio e Luiz Barbosa de Souza Neto, participaram da quinta reunião do CERES - Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana – que aconteceu nesta terça-feira, 22, no auditório do Hotel Bucksky, em Nova Friburgo. Presidido pelo Secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, o encontro reuniu representantes das prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, além de membros da Associação dos Produtores Rurais, políticos, vereadores e secretários municipais. O Presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, o Deputado Estadual, Rogério Cabral e o Subsecretário de Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monerat, também participaram do evento. 

Na ocasião, foi apresentado o detalhamento do projeto de construção de moradias rurais para os pequenos agricultores que perderam seus imóveis nas chuvas de janeiro de 2011, além do balanço das ações da secretaria estadual para a recuperação do processo produtivo nas áreas afetadas, com destaque para o trabalho dos programas Estradas da Produção e Rio Rural Emergencial. Para o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, as residências rurais são apenas um dos muitos investimentos que serão realizados. “Inicialmente, priorizamos o restabelecimento das condições para a retomada da produção e o pleno funcionamento das cadeias produtivas. Neste momento, estamos focados no atendimento aos produtores familiares que perderam suas casas na área rural, na recuperação de pontes, com até 10 metros de vão, em estradas vicinais e na entrega de máquinas e implementos agrícolas para associações de produtores”, frisou o secretário.
O Deputado Estadual, Rogério Cabral, vê com satisfação o momento de recuperação de Teresópolis

Segundo Christino, as casas serão construídas na propriedade do produtor rural a fim de mantê-los em seu local de trabalho. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Obras em parceria com a Casa Civil e o levantamento das famílias atendidas foi realizado pela Secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio. Cada unidade habitacional, pré-fabricada, com 40 metros quadrados, contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda e serão construídas nos municípios de Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto. O secretário ressaltou ainda que a recuperação das pontes rurais foi iniciada na última segunda-feira, em Teresópolis. Ao todo serão entregues 40 estruturas desse tipo, fundamentais para o escoamento agrícola.

O Deputado Estadual, Rogério Cabral, vê com esperança o momento. “O Governo do Rio vem investindo na recuperação dos municípios desde o início da tragédia, vários produtores receberam recursos a fundo perdido possibilitando a recuperação dos seus equipamentos agrícolas e retornando a suas atividades num período muito curto. Agora mais um benefício está sendo colocado à disposição dos agricultores: a habitação rural. Isto mostra o compromisso do Governo do Estado com a área rural e o produtor”, declarou.
O encontro reuniu representantes das prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, além de membros da Associação dos Produtores Rurais, políticos, vereadores e secretários municipais

O Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio, aprovou o início da reconstrução da ponte de Água Quente, esta semana, em Teresópolis. “O programa de reconstrução de pontes, do Governo do Estado, acertou em começar por Água Quente. Era de fato a que estava em piores condições de tráfego. Também fico feliz porque as obras começaram por Teresópolis”, disse.

Na ocasião, o Subsecretário de Agricultura, Luiz Barbosa de Souza Neto, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo programa Estradas da Produção, beneficiando quase 14 mil produtores na Região. “Observamos que existe um grande esforço do Governo do Estado em participar da recuperação dos municípios atingidos. A parceria com as estruturas existentes foi também muito importante para que hoje nós estivéssemos no patamar quer foi apresentado aqui. Não se vislumbrava em fevereiro de 2011 que a recuperação fosse tão rápida”, comentou.

Durante o evento foi destacado ainda, que cerca de 1.900 produtores foram beneficiados com recursos não reembolsáveis, do Banco Mundial, através do programa Rio Rural emergencial. O investimento total R$ 13,9 milhões foi aplicado diretamente na retomada da estrutura produtiva de cada propriedade.

Segundo Christino Áureo o processo de licitação já ocorreu e a execução do projeto de construção será imediata. Para serem beneficiadas com as habitações rurais, as famílias cadastradas deverão comprovar a titularidade da propriedade onde o imóvel será construído.
O Secretário e o Subsecretário de Agricultura de Teresópolis, José Francisco Cortázio e Luiz Barbosa de Souza Neto, participaram da quinta reunião do CERES - Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana – que aconteceu nesta terça-feira, 22, no auditório do Hotel Bucksky, em Nova Friburgo

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jéferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário