Prefeitura amplia horário da coleta seletiva para o turno da noite
Panfleto informativo é distribuído para divulgar o programa
Teresópolis, 2 de maio de 2012 - Com o objetivo de diminuir o volume de resíduos urbanos que chega ao aterro sanitário todos os dias, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, está ampliando a frota de dois para quatro caminhões que fazem o recolhimento de materiais recicláveis nas residências e nos grandes geradores (indústrias e mercados). Os caminhões, que recolhiam os resíduos apenas às 8h, a partir desta semana também passam a recolher as 18h, alternando bairros e percursos.
“Ampliando a frota é possível aumentar também o volume de materiais recolhidos e consequentemente diminuir o volume do lixo não tratado que chega ao aterro sanitário. Com isso, aumenta a vida útil do aterro, que está diretamente relacionada à quantidade de resíduos”, analisou o Subsecretário de Meio Ambiente André de Mello.
O programa de coleta seletiva é feito em 25 bairros, com recolhimento de aproximadamente 60 toneladas por mês. Neste processo, a Prefeitura coleta os recicláveis e todo o material é doado à Associação de Catadores Serrana, responsável pela revenda, trabalho que beneficia cerca de 12 famílias que antes atuavam no aterro.
Panfleto Informativo divulga programa
A fim de levar um conhecimento maior à população a cerca da coleta seletiva, ao mesmo tempo em que é realizado o recolhimento, os catadores da Associação Catadores Serrana também realizam a distribuição de panfletos informativos sobre como participar da campanha.
Todos os materiais recicláveis (lixo seco) devem ser colocados em sacos ou caixas, separando dos resíduos orgânicos (lixo molhado), como sobras de frutas, alimentos, cascas de frutas, verduras, folhas e também os rejeitos como pó de varrição, lenços e fraldas descartáveis, absorventes, fotografias, louças, porcelanas e papéis engordurados.
A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza o telefone (21) 2742-7763 para tirar dúvidas a respeito da coleta seletiva.
Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário