Teresópolis, 02 de maio de 2012 - Para os amantes do chorinho, a noite foi de festa no último sábado, 28 de abril, durante o 2º Encontro de Choro de Teresópolis, realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em comemoração ao Dia do Choro (23 de abril), o evento reuniu músicos, compositores e amantes do estilo, que viveram momentos mais do que especiais.
“Ações como esta contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento da cultura em Teresópolis. São iniciativas simples, mas que pontuam momentos e datas importantes para a cultura de forma geral, como o Dia do Choro, representando uma espécie de homenagem a todas as manifestações artísticas”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Com organização do violonista Geremias Cruz, professor de violão da Secretaria de Cultura, o encontro contou com a presença de alunos e músicos convidados, explorando variados instrumentos: Gustavo Agostini, no bandolim; Emma Dickson, na flauta; Renan Antonini, no violino; Marcelo Campos, no clarinete; e Ayrton Rebello, no pandeiro; além de Hugo Barbosa, Marcos André, Levi Firme e Geremias Cruz, que assumiram os violões. Destaque para a participação especial de João Alfredo, que esteve à frente do pandeiro e do tamborim. Músico de carreira internacional, João Alfredo fez parte, durante 27 anos, do Galo Preto, um dos mais importantes grupos de choro da atualidade, e já acompanhou grandes instrumentistas, compositores e intérpretes, como Hermeto Pascoal, Sivuca, Paulinho da Viola, Elza Soares e Marisa Monte, entre outros.
No repertório do concerto, clássicos do chorinho foram interpretados de forma majestosa, como 'Vou Vivendo', 'Naquele Tempo', 'Abraçando Jacaré' e 'Rosa', de Pixinguinha; além de 'Escorregando', de Ernesto Nazareth; 'Corta Jaca', de Chiquinha Gonzaga; e 'Flor Amorosa', de Joaquim Calado, considerado o pai do choro. A apresentação teve casa cheia e agradou. “Tudo de bom poder relembrar e cantar junto, foi um espetáculo maravilhoso. O jovem de hoje precisa conhecer mais o chorinho. Que venham outros encontros como este. Certamente estarei aqui novamente para prestigiar”, elogiou o funcionário público João Batista de Resende.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário