Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dança sênior estimula a socialização e promove qualidade de vida em Teresópolis

 Aula de Dança Sênior: promoção da saúde e do convívio social
Dança sênior estimula a socialização e promove qualidade de vida

Teresópolis, 2 de abril de 2014 – Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a Dança Sênior vem conquistando cada vez mais adeptos. Reunindo cerca de 40 alunas, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.

Com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer e dos Direitos da Mulher, as aulas gratuitas acontecem toda quarta-feira, das 10h às 11h, na sala de ginástica do Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, na Várzea.

“De origem alemã, a dança sênior foi criada com o objetivo de desenvolver a atenção, a concentração, a lateralidade, a motricidade e, principalmente, a alegria da convivência em grupo. Ela é direcionada à terceira idade, mas pode ser praticada por pessoas de 40 anos, ou menos”, explica a professora, Neia Fernandes. “Nas aulas são respeitadas as limitações de cada aluno, que fazem os movimentos de acordo com as suas possibilidades”, acrescenta.

Aos 81 anos, dona Alair Veiga não perde uma aula. “Para mim tem sido maravilhoso. Tive câncer e AVC (acidente vascular cerebral) e as aulas me ajudam a recuperar tudo o que eu perdi. É uma bênção”, enaltece.

Já dona Nelma Rosa, 67 anos, considera a dança sênior uma aliada no combate à depressão e à síndrome do pânico, das quais se livrou há algum tempo. “Fazem muito bem para a cabeça e a alma os momentos alegres que passamos com as companheiras”, destaca.

As pessoas interessadas podem se inscrever no dia e horário da aula: quarta-feira, a partir das 10h, na sala de ginástica do Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea), mediante apresentação de atestado médico e de cópia de identidade, CPF e de comprovante de residência.
Dança sênior estimula a socialização e promove qualidade de vida em Teresópolis

A dança sênior e seus benefícios

A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias, baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. Foi criada em 1971, na Alemanha, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.

As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial, e agora também nacional, são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor. O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.


Fotos – crédito para Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário