Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Exposição A Amazônia é Nossa faz sucesso na Casa de Cultura de Teresópolis

 Titina Corso, uma das curadoras da mostra, exibe as obras
Exposição A Amazônia é Nossa faz sucesso na Casa de Cultura

Teresópolis, 14 de abril de 2014 - Inaugurada na última terça-feira, 8, a exposição ‘A Amazônia é Nossa’ vem fazendo sucesso e despertando o interesse do público na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o grupo ‘Arte e Artistas’ e apoio da ALAP – Academias de Letras Paranapuã, a mostra tem formato itinerante e conta com trabalhos de 17 artistas, além da participação especial dos artistas teresopolitanos Alexander Robin e Renato Bordini. A mostra ‘A Amazônia é Nossa’ pode ser vista até 5 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Uma das curadoras da exposição, a artista plástica Titina Corso esteve na Casa de Cultura esta semana para conferir os detalhes da mostra e destacou sua satisfação com a montagem em Teresópolis. Acompanhada de amigos, a artista aprovou não só o espaço, como também a disposição das obras, que tratam principalmente da riqueza ambiental e cultural da Amazônia.

A exposição coletiva reúne obras de 17 artistas brasileiros, de Portugal e da Itália, e não apenas aborda as riquezas da Floresta Amazônica, como também busca despertar a conscientização ambiental da população, incentivando assim a preservação da Amazônia.

São 25 trabalhos, nos quais os artistas utilizam diferentes técnicas de elaboração. Cada obra corresponde a uma composição plástica referente ao tema, desde a representação da fauna, flora, povos, lendas, rios, tribos indígenas, etc. Os trabalhos já foram expostos no Rio de Janeiro, diversas cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

“Na exposição, ressaltamos a variedade e a riqueza da fauna e da flora da floresta amazônica, lembramos as lendas do folclore dessa região e destacamos a presença dos povos indígenas e de seu sofrimento com a destruição dessa região. Com isso, através de nosso trabalho, queremos sensibilizar a população e seus governantes para que medidas sejam tomadas antes que nossa Amazônia desapareça do planeta. E neste sentido, nossa expectativa é de também envolver os teresopolitanos”, avalia a curadora Titina Corso, que coordena a mostra ao lado de Leila Ullmann.

Participam da mostra os artistas: Andreza Katsani, Ana Bittar, Elisabete De Paula, Guta Moreira, Giuseppe Ranzini, Heloisa Meira, Hamilton Dorigatti, Kity Mendonça, Leila Ullmann, M. Guilherme, Marie Thereze, M. V. Paiva, Paulo Lionetti, Paulo Byron, Rosy Gripp, Sandra Honor e Titina Corso, além dos convidados Alexander Robin e Renato Bordini.

“Sempre aberta às mais variadas propostas artísticas, a Casa de Cultura mais uma vez abre suas portas para mostrar ao público uma nova vertente do universo das artes plásticas, em uma exposição rica e com trabalhos de alta qualidade. Quem ainda não viu, não deve deixar passar a oportunidade”, convida o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

O grupo de artistas plásticos e visuais ‘Arte e Artistas’ é formado por participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Criado em 2007, o projeto coletivo foi pensado a partir de uma rede social na internet e visa realizar exposições itinerantes pelo Brasil, incentivando e provocando discussões através da arte.
 A exposição é composta por 25 trabalhos sobre a Amazônia
 A mostra pode ser vista na galeria da Casa de Cultura de Teresópolis

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Mais fotos Terê Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário