Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de abril de 2014

Secretaria de Saúde de Teresópolis recebe dois profissionais do Programa Mais Médicos

TERESOPOLIS
Saúde recebe dois profissionais do Programa Mais Médicos

Teresópolis, 1º de abril de 2014 – Teresópolis está sendo contemplado com dois profissionais cubanos do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Atualmente, eles estão no Rio de Janeiro participando de uma oficina de acolhimento, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, onde recebem treinamento e informações sobre a legislação brasileira, normas que regem o Sistema Único de Saúde e peculiaridades da região.

A previsão é de que cheguem a Teresópolis no dia 17 de abril, iniciando as atividades no dia 24. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, ainda não foram definidas as unidades onde serão lotados. “Mas eles irão para o interior do município”, antecipou.

A Prefeitura vem ampliando o quadro de médicos na atenção básica desde o início de março, quando chegaram os 11 profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Primária (Provab), do Governo Federal. Eles já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde de Beira Linha, Fonte Santa 1 e 2, Granja Florestal, Granja Guarani e Rosário – na cidade; e de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros, Venda Nova e Vieira – no interior.

“Com o contrato com a FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos) – gestora das unidades da Estratégia de Saúde da Família –, o Provab e o Mais Médicos, a Secretaria de Saúde garante que não há falta de profissionais médicos nas unidades de atenção básica. Agora, a população pode se consultar com médico de confiança na unidade mais próxima de sua residência, fazendo todo o acompanhamento preventivo. Isso, futuramente, reduzirá o número de internações, agravos e sequelas referentes à falta de acompanhamento da atenção básica”, assinala o secretário de Saúde, Carlos Otávio.

Criados pelo Governo Federal, o Provab e o Mais Médicos têm o objetivo de incentivar médicos a atuarem na atenção básica de regiões carentes de profissionais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário