Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Teresópolis imunizou 51,48% de adolescentes contra o HPV

TERESOPOLIS
Teresópolis imunizou 51,48% de adolescentes contra o HPV

Teresópolis, 3 de abril de 2014 – A Secretaria Municipal de Saúde imunizou 2.257 adolescentes de 11 a 13 anos contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. O balanço semanal corresponde ao período de 10 a 28 de março e será atualizado na próxima segunda-feira, dia 7.

O número corresponde a 51,48% de cobertura do público-alvo e é considerado dentro da média. Inclusive, esse percentual é superior ao do estado do Rio de Janeiro, que imunizou 186.127 meninas da faixa etária, ou seja, 46,88%. A meta do município é imunizar 80% da população-alvo, estimada em 4.384 meninas de 11 a 13 anos. Ou seja: 3.507 adolescentes deverão receber a 1ª dose da vacina na cidade.

“Por segurança, o município optou por não adotar a estratégia de vacinação nas escolas. Isso porque a Secretaria de Saúde considerou que as unidades de saúde estão preparadas para dar o melhor suporte técnico no atendimento à população-alvo da campanha”, explica Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde.

A campanha de introdução da vacina contra HPV no calendário vacinal das adolescentes prossegue até o dia 10 de abril em 20 locais, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Pais e responsáveis devem apresentar original e cópia da caderneta de vacinação. Depois do dia 10, a imunização estará disponível de forma permanente em 20 postos de saúde do município.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2014, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos. 

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

Interior: Unidades de saúde de Bonsucesso e de Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova; Igreja de São Pedro e São Paulo (Volta do Pião) e Nikkei Club (Pessegueiros).

Na Quinta Lebrão, a imunização acontece na unidade de Estratégia de Saúde da Família instalada na sede da associação de moradores do bairro, que foi revitalizada e entregue à população pela Prefeitura. Devido às obras de reforma que estão em andamento nas unidades básicas de saúde de Volta do Pião e de Pessegueiros, no 2° Distrito, a vacinação nessas duas localidades é realizada, respectivamente, na Igreja de São Pedro e São Paulo e no Nikkei Club.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário