Estado e Prefeitura firmam convênio para serviços de nefrologia
Teresópolis, 10 de fevereiro de 2012 – Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Hospital São José, o Prefeito Arlei, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna, e do diretor do HSJ, Nélisson do Espírito Santo, anunciou o convênio que está sendo firmado para a construção de uma área conjugada ao Hospital São José para atendimento dos pacientes de hemodiálise, exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Devido a problemas no deslocamento, o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não pôde comparecer à entrevista. Participaram ainda da entrevista os vereadores Dr. Habib e Ademir Enfermeiro.
Desde novembro do ano passado, Prefeitura e Estado buscam uma solução para que os pacientes voltem a ser tratados no município, já que os cerca de 70 usuários cadastrados em Teresópolis para fazer o tratamento de hemodiálise estavam sendo atendidos em Itaboraí. “Nossa previsão era que, em janeiro, o serviço estivesse voltando para Teresópolis, mas tivemos problemas estruturais e era necessário um prazo maior para que o serviço voltasse a ser realizado no Hospital das Clínicas de Teresópolis. Como entendemos que os pacientes não podem esperar, e desde o início da gestão sempre tivemos o Hospital São José como um ótimo parceiro, buscamos, juntamente com o Estado, uma alternativa para apoiar essas pessoas que precisam do tratamento”, explicou o Prefeito Arlei. O convênio prevê que a área tenha 32 leitos para hemodiálise, ampliando a capacidade anterior de atendimento no município, que era de 10 cadeiras.
Segundo Carlos Otávio, Secretário Municipal de Saúde, o número de vagas é suficiente para que nenhum paciente tenha que realizar o tratamento fora de Teresópolis. “Até a construção da nova unidade, o Hospital São José receberá os pacientes crônicos que fazem o tratamento em Itaboraí. Esta é uma medida paliativa e temporária, até que o serviço de nefrologia do Hospital fique pronto, seguindo todas as normas técnicas estabelecidas”, disse. O Secretário destacou ainda que todos os procedimentos serão custeados pelo Estado e a gestão do local ficará sob responsabilidade da Prefeitura Municipal. Já os equipamentos e equipe médica ficam por conta do HSJ.
No período de construção da nova área de hemodiálise, que deve durar aproximadamente seis meses, a direção do Hospital São José se comprometeu a atender temporariamente, em sua unidade, os pacientes mais graves e as crianças. “Vamos realizar, através do nosso serviço de nefrologia, atendimento temporário para os pacientes mais graves do SUS. As máquinas de hemodiálise já foram solicitadas e o serviço terá início o mais rápido possível”, destacou Nélisson do Espírito Santo. De acordo com ele, o projeto para a implantação de um serviço de hemodiálise no HSJ foi criado em 2010. Desde então, a implantação do serviço foi cogitada inúmeras vezes mas, em função do cenário político pelo qual atravessou o município, acabou não acontecendo
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário