Funcionários da Prefeitura participam de curso sobre comunicação eficiente-Objetivo é facilitar diálogo com o público
Teresópolis, 22 de março de 2012 – Com o objetivo de preparar funcionários públicos para se comunicarem com a população com mais facilidade, especialmente nas situações de conflito, como a que ocorreu em janeiro de 2011, com o temporal que atingiu Teresópolis, além de outras cidades da Região Serrana, a Care Brasil, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura, realizou nesta terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca, o Curso de Comunicação Não-Violenta.
O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, ressaltou que o curso integra a estratégia de implantação do Plano Municipal de Defesa Civil. “Essa iniciativa faz parte de todo o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura com relação à preparação dos servidores para situações de desastres na cidade. O poder público deve saber abordar as pessoas atingidas de forma diferenciada porque elas estarão emocionalmente abaladas. Essa comunicação eficiente pode ajudar a criar uma rede de informações que evite os boatos e não provoque desentendimentos desnecessários”, pontuou.
A coordenadora da Care Brasil na Região Serrana, Dafne de Souza Lima, destacou o trabalho realizado pela ONG em Teresópolis. “A Care Brasil tem atuado na Região Serrana desde a tragédia de 2011, dando apoio emergencial. Em seguida, começamos a investir em estratégias a médio e longo prazo, como a instalação de Nudecs nas comunidades. Sentimos o interesse e a necessidade de os servidores terem mais ferramentas para lidar com situações tão impactantes como o temporal de janeiro do ano passado. Tão importante quanto saber sobre os riscos de construir em encostas é a abordagem humana nessas situações, é saber dialogar em um momento de crise”, frisou.
O curso foi ministrado pelo consultor internacional em comunicação não-violenta, Dominic Barter, que presta consultoria para governos, comunidades, escolas, sistemas de justiça, empresas e movimentos sociais em diversos países. Ele coordena projetos em Justiça Restaurativa para países de Língua Portuguesa e fundou a rede CNV Brasil. “A nossa ideia é escutar os profissionais e entender as condições em que trabalham, seus desafios e como abordam o público. A capacitação tem o objetivo de oferecer a eles instrumentos que facilitem o diálogo a fim de estabelecer parcerias e dinâmicas de cooperação para que sejam construídos acordos sociais mais flexíveis para o bem estar de todos”, explicou o facilitador britânico, que atualmente mora no Brasil.
Guarda Municipal há 10 anos, Jânia Gonçalves acredita que os ensinamentos transmitidos vão ajudá-la a lidar melhor com as pessoas. “Aprendi o quanto é importante a gente ouvir o outro com atenção e também saber quais palavras devem ser usadas em uma conversa para que a pessoa entenda o que estamos querendo dizer”, comentou.
Comunicação Não-Violenta
Fundada pelo psicólogo Marshall Rosenberg e ensinada há quase 50 anos por uma rede mundial de mediadores e facilitadores, a Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo que tem a capacidade de inspirar ação compassiva e solidária. A CNV está sendo utilizada por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz. A metodologia é reconhecida internacionalmente por entidades como Unesco e Unicef.
A rede funciona como um caminho de mediação para conflitos de diversas naturezas e pode contribuir para estabelecer canais de diálogo em contextos conflituosos. À base de princípios universais tais como a paz, a justiça, a dignidade, a segurança, a liberdade e o amor, a CNV tem como proposta incentivar as pessoas a agirem e se relacionarem de forma clara e empática, mesmo diante de comportamentos desafiantes.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário