Teresópolis, 15 de março de 2012 - Com o objetivo de ajudar os professores do 1º ano com menos de três anos de experiência a adquirir competências para que seu trabalho ajude os alunos da Rede Municipal de Educação a alcançar as metas previstas para a aprendizagem da prática da leitura, da escrita e da comunicação oral, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira, 15 de março, uma Oficina de Letramento em seu auditório no Edifício Apa.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino oferecida aos alunos, assim como formar cidadãos mais atuantes. “Para melhorar cada vez mais nosso ensino, precisamos priorizar nossas bases. O domínio da língua tem relação direta com a participação social e política na sociedade, pois é por meio dela que os homens se comunicam, têm acesso à informação, expressam-se e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo, produzem conhecimentos”, exemplifica o Secretário.
A Oficina de Letramento foi apresentada pelas professoras Maria Cristina Lopes, Edma Fernandes e Gisela Guedes, que além de proporem situações práticas que podem ser apresentadas em salas de aula, cuidaram da parte teórica em determinadas questões como leitura, de produção e de compreensão textual que, se não atendidas a tempo, poderão desencadear uma série de distorções no processo de aprendizagem.
De acordo com a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a meta é trabalhar com a língua, complementando com as questões lúdicas e metodológicas do ensino, oferecendo subsídios para o docente minimizar essa ruptura. “Nossa ideia é apresentar dados qualitativos e quantitativos em relação à produção textual, experiências orais e questões práticas de escrita que vão fornecer elementos de análise para o professor do 1° ano redimensionar sua ação em sala de aula”, diz.
A oficina apresentou questões relacionadas ao processo de letramento, abordou jogos e seus desafios no processo ensino-aprendizagem, envolvendo conceitos sobre jogo, brincadeira e brinquedo, reconhecendo-os como elementos pedagógicos concretos na prática docente e a análise teórica e prática da língua falada, em diferentes situações, investigando como esta se reflete no ato de escrever, utilizando o alfabeto fonético e as realizações fonológicas como referência, ao mesmo tempo em que se discutiu a correção textual dentro de novas propostas.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário