Teresópolis, 6 de dezembro de 2012 - Com a chegada do período chuvoso, o risco de enchentes e inundações aumenta em todo o país. Por este motivo, a Prefeitura de Teresópolis, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está intensificando o trabalho de limpeza dos bueiros, galerias e rios da cidade.
O principal objetivo desta empreitada é a prevenção, para evitar alagamentos das vias e a invasão das águas dentro das residências. Todo o mato que se acumula ao redor dos ribeirões está sendo roçado e retirado. Máquinas fazem a dragagem removendo os bancos de areias, lixo e excessos de areia. O serviço ajuda a minimizar os riscos de inundação e deslizamentos ao mesmo tempo em que corrigem os problemas causados pelas fortes chuvas.
Nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 ), os serviços de dragagem e limpeza dos rios para um melhor escoamento das águas estão sendo feitos novamente no bairro da Fonte Santa, no rio que atravessa toda a região que engloba os bairros da Quinta Lebrão, Prata e Fischer.
Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, a limpeza é mais do que necessária, especialmente neste período de chuvas. “Estamos realizando a limpeza de toda a extensão do rio, desde a Quinta Lebrão até o Fischer para melhorar o fluxo das águas que descem nesse período chuvoso. “Nessas áreas é comum acontecer alagamentos sempre que caí uma forte chuva na cidade”, explicou o Secretário Denílson Moraes, que vem acompanhando os serviços realizados, e acrescentou ainda que o trabalho preventivo é constante.
Outros trabalhos realizados pela Prefeitura são a coleta de entulhos que podem chegar aos rios e ocasionar enchentes e a limpeza rotineira das galerias. Nesta quinta-feira, funcionários auxiliados por uma retroescavadeira fizeram a retirada de um montante de entulho da Rua Júpiter, na Fonte Santa, e trabalharam nas redes de drenagem das ruas Alagoas (Araras), Carmela Dutra (Agriões), Alameda Maués (Granja Guarani) e na Estrada das Taboinhas (Cascata dos Amores).
Para a moradora da Fonte Santa, Márcia Florêncio, o problema poderia ser minimizado se a população jogasse o lixo nos locais adequados. “Fico feliz em ver a Prefeitura cuidando da gente. Essa limpeza é muito importante para nós. Minha casa, assim como a maioria das casas aqui, enche quando chove forte e mesmo assim tem gente que insiste em jogar lixo no rio. Fico muito decepcionada com isso”, lamentou. A vizinha Esther Carvalho também elogiou a limpeza do rio que passa embaixo da sua casa e agradeceu à Prefeitura pelo trabalho de retirada do entulho exposto na rua. “Com a limpeza até os ratos sumiram. É muito melhor conviver num ambiente limpo e saudável”, disse.
O secretário também alerta para o problema dos resíduos de construção deixados nas calçadas e que vão parar dentro dos bueiros. A recomendação do secretário é que a população faça o descarte correto do lixo, não jogando dejetos nos rios ou nos bueiros. “É muito importante que as pessoas joguem o lixo no lugar correto. Se cada um fizer a sua parte, poderemos minimizar o problema das enchentes”, finalizou.
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Casa jamais poderia ser construida encima de um rio,ainda mais um côrrego. Este desabafo é por que o ocorrido na Posse e Campo Grande era um côrrego parecido com este e durante o desastre ambiental ocorrido em 12/01/11 acabou com diversas vidas. Será que não serviu de exemplo para a população! Sei que foi um acontecimento extremo mas pode acontecer em qualquer outro lugar."Vidas são mais importantes"
ResponderExcluir