Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Diário de notícias on-line de Teresópolis-Resumo dos releases

Teresópolis RJ
Principais notícias de Teresópolis-Resumo dos Releases:

Diplomado nesta quarta, 19, Prefeito Arlei será empossado em 1º de janeiro-Cumprindo a última etapa do processo eleitoral de 2012 em Teresópolis, os juízes eleitorais Mauro Guita, da 38ª Zona Eleitoral, e Márcio Olmo, da 195ª Zona Eleitoral, concederam na tarde desta quarta-feira, 19, os diplomas aos candidatos eleitos no pleito de 7 de outubro deste ano. Na ocasião, Arlei de Oliveira Rosa recebeu o diploma de prefeito eleito juntamente com o seu vice, Marcio Catão, bem como os 12 vereadores eleitos que vão assumir a Câmara Municipal em 2013. A solenidade aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Teresópolis, na Várzea. Arlei reafirmou o compromisso de fazer um governo transparente e com credibilidade. Diplomado pelo TRE, Arlei será empossado prefeito dia 1º de janeiro com solenidades na Câmara Municipal e na Prefeitura.

Prefeitura reforça trabalho de prevenção às enchentes-A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem realizando diversas ações de prevenção às enchentes. Homens e máquinas atuam com operações de limpeza nos rios, bueiros e galerias por toda cidade, para garantir uma maior vazão das águas. Esses serviços, embora sejam feitos desde o início do ano, são agora intensificados como forma de prevenir enchentes e alagamentos no período das chuvas. 

Arlei recebe Certificado da Defesa Civil por implantação de plano de prevenção a acidentes naturais em Teresópolis-O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira, 20, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, os certificados aos municípios que implantaram o Plano de Contingência da Defesa Civil Estadual, entre eles, Teresópolis. O Prefeito Arlei, que fez parte da mesa principal na solenidade, reiterou que o município vem preenchendo todos os requisitos da Defesa Civil Estadual para diminuir os riscos de acidentes causados pelas chuvas de verão. Entre as ações de prevenção estão a instalação e testes de sirenes de alerta e implantação de núcleos de defesa civil nos bairros. Na ocasião, foi assinado o Termo de Compromisso de Prevenção às Chuvas e da Elaboração dos Planos de Contingência.

Recesso de Natal: Prefeitura funciona até esta sexta e reabre na quarta, 26-Decreto publicado nesta quinta-feira, 20, no Diário Oficial do Município, define o expediente na Prefeitura e demais repartições municipais nos fins de semana do Natal e do Ano Novo.

Como a segunda-feira, 24, véspera de Natal, será ponto facultativo, a Prefeitura tem expediente normal nesta sexta, dia 21. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira, dia 26 de dezembro, das 12h às 18h, prosseguindo até o dia 28. Como o dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, também será ponto facultativo, o expediente nos órgãos municipais retornará no dia 2 de janeiro.

Entretanto, nos períodos em que foram decretados pontos facultativos para o funcionalismo público municipal, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

Feirinha de Teresópolis realiza desfile de modas neste fim de semana -Com o objetivo de mostrar a qualidade da sua produção e indicar boas sugestões de presentes de Natal, acontece neste sábado, 22, e domingo, 23, das 12h às 16h, o 2º Desfile Fashion da Feirinha de Teresópolis, que funciona nos fins de semana e feriados na Praça Higino da Silveira, no Alto. A iniciativa é da Associação Livre da Feirinha do Alto, em parceria com o SEBRAE/RJ e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo.

A partir desta sexta-feira, dia 21, a Feirinha estará funcionando em esquema especial, oferecendo opções variadas de artigos de artesanato e de moda para presentes. O atendimento prossegue até terça-feira, 25 de dezembro, das 10h às 19h. Porém, a adesão dos expositores é opcional.

Conselho da Criança e do Adolescente entra em recesso-De acordo com a Resolução nº 14/2012, publicada nesta sexta, 21, no Diário Oficial do Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente entrou em recesso de fim de ano e retoma as suas atividades no dia 7 de janeiro. Instalado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, o CMDCA é um órgão controlador e deliberativo das ações voltadas para a criança e o adolescente no município. Também publicada nesta sexta, 21, a Resolução nº 13/2012 divulga a nova composição da mesa diretora do Conselho, que passa a ter na presidência Iracema Toledo Motta Braga, representante da Secretaria Municipal de Educação; a vice-presidente é Ana Paula Gatto da Penha Valle Valente, representante da Associação Nova Vida; a primeira secretária, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é Sidineia Aparecida de Faria Silva; e a segunda secretária, Alessandra Corguinha, representa o Lar Tia Anastácia.

Formada a primeira turma da Oficina de Libras da Secretaria de Desenvolvimento Social-Realizada nesta quinta, 20, a formatura da primeira turma da Oficina de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social dentro de sua política de capacitação permanente de seus funcionários. O objetivo é preparar os servidores que lidam diretamente com o público para prestar o melhor atendimento à clientela com deficiência auditiva.

Ministrada pelo intérprete Franklande Caetano Pereira, a oficina foi realizada entre os meses de julho e dezembro, com aulas duas vezes na semana, nos turnos da manhã e da tarde. Orientação e direcionalidade, posicionamento das mãos, cumprimento, expressão facial e/ou corporal constaram do conteúdo ministrado.

Exposição de artesanato de Natal movimentou o hall da Prefeitura-Realizadas nas últimas segunda, 17, e terça, 18, no hall da Prefeitura, a Exposição e Venda de Artesanato de Natal do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Meudon. Artigos decorativos, como bonecos de neve, enfeites de árvores de Natal e porta panos de prato, forma produzidos pelas alunas da oficina de costura do CRAS. Toda a renda será revertida para a compra de material destinado à confecção de enxovais de bebês que serão doados em 2013 para as gestantes da área de abrangência do Centro.

Prefeitura convoca beneficiários do aluguel social de ordem judicial para se recadastrar-A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está convocando 136 pessoas que recebem o aluguel social por ordem judicial, residentes em 38 bairros e localidades da cidade e do interior, para que façam o recadastramento.

Isso porque elas não compareceram para a atualização de dados realizada pela Prefeitura no período de 5 a 29 de novembro. Caso não se recadastrem, elas terão o pagamento do benefício suspenso já a partir de dezembro. Todos devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1.148 - Alto), das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira, munidos da documentação solicitada.

Sine Teresópolis oferece 77 vagas de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis disponibilizou esta semana 77 vagas para diversas funções, como frentista, vendedor interno, bombeiro hidráulico, auxiliar administrativo de pessoal, recepcionista, enfermeiro e marceneiro. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.

Fórum vai eleger nova composição do Conselho da Pessoa Idosa-Marcado para o dia 19 de fevereiro de 2013 o Fórum Específico para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para o biênio 2013-2015. Serão eleitas seis entidades titulares e seis suplentes. As instituições interessadas em concorrer ao pleito deverão se inscrever no período de 2 a 31 de janeiro, na sede do Conselho (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 13h. As entidades devem estar juridicamente instituídas e funcionando regularmente há pelo menos um ano. O telefone para informações é (21) 2742-8715.

Point Jovem forma 170 alunos-Realizada na última terça-feira, 18, no Teatro Municipal, na Prefeitura, a formatura das turmas do segundo semestre do Programa de Integração e Orientação Jovem (Point Jovem). A iniciativa oferece aos estudantes da rede municipal de ensino, com idade a partir dos 15 anos, diversos cursos empreendedores visando a sua preparação e absorção pelo mercado de trabalho.

Durante quatro meses, os 170 formandos frequentaram os cursos de Artesanato, Costura Artesanal, Padeiro, Informática, Reforço de Matemática, Raciocínio Lógico, Agente de Informações Turísticas e de Inglês Avançado. As aulas foram ministradas duas vezes por semana no Centro de Formação Profissional, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Educação e que fica localizada no bairro de São Pedro. Para mais informações sobre as inscrições para 2013, o telefone é (21) 3642-6558.

Funcionalismo municipal recebe 14° salário-Os funcionários municipais ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Teresópolis receberam o 14° salário nesta quinta, 20 de dezembro, gratificação de fim de ano instituída por lei municipal. Com isso, foram injetados aproximadamente R$ 4,5 milhões na economia do município. Já o 13º salário, liberado no dia 12 de dezembro, injetou em torno de R$ 8 milhões. Os funcionários efetivos receberam, relativo ao 14º, o valor integral de sua referência no quadro funcional; já os servidores comissionados fizeram jus ao símbolo do cargo para o qual estão nomeados.

Exposição de fotos da campanha de prevenção a acidentes com motos será levada aos bairros e ao interior-Pode ser visitada até o fim de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Calçada da Fama, na Várzea, a galeria de fotos de acidentes com moto que tem como tema ‘Motociclista, a pressa é inimiga da vida’. A iniciativa faz parte da campanha educativa ‘Eu conduzo pela vida’, focada na conscientização dos condutores de motos para a direção segura. Em janeiro, a exposição será levada às comunidades, começando pelo bairro de São Pedro e abrangendo também o interior do município, para a conscientização do maior número possível de pessoas. Levantamento do Hospital das Clínicas de Teresópolis mostra que o pronto-socorro da unidade registra por dia pelo menos um acidente envolvendo motociclista, o que totaliza uma média de 30 atendimentos mensais.

Com realização da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, e do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto, e com organização da Guarda Municipal, a exposição tem como parceiros o Conselho Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca.

Lar Tia Anastácia faz performance na Praça da Igreja de Santa Teresa-As crianças da Recreação Infantil da organização não governamental Lar Tia Anastácia fazem performance com músicas natalinas nesta sexta-feira, dia 21, às 14h30, na Praça Balthazar da Silveira, a da Igreja de Santa Teresa, na Várzea. Roda de capoeira e contação de história fazem parte da programação. O Lar Tia Anastácia atende crianças e famílias da comunidade do Rosário, promove gratuitamente oficinas culturais, artísticas e esportivas, e oferece serviços e refeições ao público infantil. A instituição é mantida com a ajuda de doações, de voluntariado e projetos. Funciona na Rua Otto de Alencar, 380, Rosário. O telefone para mais informações é (21) 3642-0861.

Hemonúcleo convoca doadores para reforçar estoque de sangue-Com o objetivo de reforçar o seu estoque, o Hemonúcleo Teresópolis continua convidando os doadores de sangue de qualquer tipo para um gesto de solidariedade. Com as festas de final de ano, aumenta a demanda por sangue e as doações diminuem. Atualmente é solicitado sangue do tipo ‘A’ negativo. Na próxima semana, o banco de sangue funcionará de 26 a 28 de dezembro, das 8h às 12h. Depois, o atendimento será retomado no dia 2 de janeiro. O Hemonúcleo funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e o telefone para informações é (21) 3641-5872.

Escolas municipais encerram o ano letivo-O ano letivo 2012 nas 90 escolas, centros de educação infantil e creches da rede municipal de ensino foi encerrado nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro. O início das aulas em 2013 para os cerca de 27 mil alunos da rede municipal está previsto para o dia 4 de fevereiro.

Já nas escolas municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, em Cruzeiro, no interior do município, o ano letivo em 2013 acontecerá entre os meses de abril e novembro, fora do período de chuvas. As duas escolas seguem um calendário diferenciado por conta do acordo firmado entre Prefeitura e Ministério Público Estadual, visto que se encontram em área de risco de alagamento.

Corridas de táxi na bandeira 2 até 31 de dezembro-Até o dia 31 de dezembro os taxistas fazem corridas a qualquer hora do dia com o taxímetro ligado na bandeira 2. A alteração está prevista no Decreto nº 1661/1991, que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros em veículo de aluguel (táxis) no município. O passageiro continua pagando R$ 4,20 pela bandeirada, mais R$ 3,48 por quilômetro rodado.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário