INEA realiza desassoreamento do rio Paquequer em Teresópolis
Instituto atende pedido do prefeito Arlei e faz limpeza em diversos pontos da cidade
Teresópolis, 3 de dezembro de 2013 - Um dos problemas que mais têm afligido o teresopolitano nos últimos tempos são as chuvas de verão, que acabam provocando as cheias dos rios e seus transbordamentos. Preocupado com a situação que vem se repetindo nos últimos anos, o prefeito Arlei tem entrado em contato constantemente com o governo do estado, principalmente através do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, em busca de soluções para evitar novos transtornos com as chuvas em Teresópolis. Atendendo ao prefeito, o órgão, juntamente com a empresa Dimensional está no município realizando o desassoreamento do rio em diversos pontos, principalmente no centro da cidade.
Com o objetivo de conseguir passagem para as águas, são utilizados três máquinas escavadeiras, uma de lança estendida, e oito caminhões para auxiliar nos trabalhos de limpeza e retirada de entulhos de dentro do rio. Na manhã desta terça-feira, a dragagem foi realizada na altura da Praça Olímpica, no centro da cidade. O coordenador do trabalho é o engenheiro do INEA, João Carlos Grillo, com apoio da empresa Direcional, através do também engenheiro João Carlos e sua equipe.
A retirada do material está sendo feita graças a uma entrada que foi feita próxima a Igreja IBBI, na Reta, onde as escavadeiras podem entrar e com a escavadeira de lança estendida, retirar o lixo de dentro do curso do rio. “Estamos fazendo um trabalho de abrir caminho para a água passar e diminuir a possibilidade de enchente. São gargalos que precisam ser retirados. O entulho não fica dentro do rio não. Não estamos jogando a sujeira para debaixo do tapete e sim retirando-a”, afirmou João Carlos.
O prefeito Arlei, que vem fazendo vários pedidos para evitar o problema das chuvas, agradeceu ao governo do estado pela atenção. “Não posso deixar de agradecer ao governador Sérgio Cabral, ao vice Pezão e a Marilene do INEA, que têm nos ajudado muito com as obras em Teresópolis, como na Posse, Caleme e Campo Grande, além da limpeza e desassoreamento do rio em diversos pontos da cidade”, afirmou o prefeito.
O trabalho consiste em abrir caminho para as águas em diversos pontos da cidade, como pontes e lugares críticos onde a água tem a passagem atrapalhada por entulhos e sujeiras. Está sendo feito com muito êxito e serve para evitar o transbordamento dos rios, o que causa inúmeros transtornos aos moradores e comerciantes do município. Os serviços deverão continuar enquanto necessário, para que a limpeza e a água tenham um curso melhor para percorrer.
Manutenção nos bairros
Nesta terça-feira, 3, a Prefeitura, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, executou reparos de galerias nas ruas Alexandre Fleming, no Vale do Paraíso, Cel. Silvio Lisboa da Cunha, no Taumaturgo, e Manuel Carreiro de Mello, no Pimentel. Equipes também estiveram nas ruas Juiz Alberto Nader, no Jardim Paquequer, José Rebello, na Barra do Imbuí, Álvaro Alvim, na Granja Florestal, e na Estrada da Fonte Santa para realizar trabalhos de recomposição paralelos. A Prefeitura segue também com o asfaltamento na Rua Manuel Gonzáles, em Paineiras.
Serviços de manutenção, com capina e limpeza foram realizados nas ruas Jaguaribe, na Fazendinha, e Tietê, em Araras, e na Avenida Rotariana, no Soberbo. Serviços de gerais de limpeza foram feitos na Creche Municipal Elza Corradini Medeiros, no Bom Retiro.
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário