Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Desassoreamento rio Paquequer em Teresópolis

Dragagem visa desassorear rio Paquequer e evitar transbordamentos
INEA realiza desassoreamento do rio Paquequer em Teresópolis

Instituto atende pedido do prefeito Arlei e faz limpeza em diversos pontos da cidade

Teresópolis, 3 de dezembro de 2013 - Um dos problemas que mais têm afligido o teresopolitano nos últimos tempos são as chuvas de verão, que acabam provocando as cheias dos rios e seus transbordamentos. Preocupado com a situação que vem se repetindo nos últimos anos, o prefeito Arlei tem entrado em contato constantemente com o governo do estado, principalmente através do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, em busca de soluções para evitar novos transtornos com as chuvas em Teresópolis. Atendendo ao prefeito, o órgão, juntamente com a empresa Dimensional está no município realizando o desassoreamento do rio em diversos pontos, principalmente no centro da cidade.

Com o objetivo de conseguir passagem para as águas, são utilizados três máquinas escavadeiras, uma de lança estendida, e oito caminhões para auxiliar nos trabalhos de limpeza e retirada de entulhos de dentro do rio. Na manhã desta terça-feira, a dragagem foi realizada na altura da Praça Olímpica, no centro da cidade. O coordenador do trabalho é o engenheiro do INEA, João Carlos Grillo, com apoio da empresa Direcional, através do também engenheiro João Carlos e sua equipe.

A retirada do material está sendo feita graças a uma entrada que foi feita próxima a Igreja IBBI, na Reta, onde as escavadeiras podem entrar e com a escavadeira de lança estendida, retirar o lixo de dentro do curso do rio. “Estamos fazendo um trabalho de abrir caminho para a água passar e diminuir a possibilidade de enchente. São gargalos que precisam ser retirados. O entulho não fica dentro do rio não. Não estamos jogando a sujeira para debaixo do tapete e sim retirando-a”, afirmou João Carlos.

O prefeito Arlei, que vem fazendo vários pedidos para evitar o problema das chuvas, agradeceu ao governo do estado pela atenção. “Não posso deixar de agradecer ao governador Sérgio Cabral, ao vice Pezão e a Marilene do INEA, que têm nos ajudado muito com as obras em Teresópolis, como na Posse, Caleme e Campo Grande, além da limpeza e desassoreamento do rio em diversos pontos da cidade”, afirmou o prefeito.

O trabalho consiste em abrir caminho para as águas em diversos pontos da cidade, como pontes e lugares críticos onde a água tem a passagem atrapalhada por entulhos e sujeiras. Está sendo feito com muito êxito e serve para evitar o transbordamento dos rios, o que causa inúmeros transtornos aos moradores e comerciantes do município. Os serviços deverão continuar enquanto necessário, para que a limpeza e a água tenham um curso melhor para percorrer.
Desassoreamento rio Paquequer em Teresópolis

Manutenção nos bairros

Nesta terça-feira, 3, a Prefeitura, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, executou reparos de galerias nas ruas Alexandre Fleming, no Vale do Paraíso, Cel. Silvio Lisboa da Cunha, no Taumaturgo, e Manuel Carreiro de Mello, no Pimentel. Equipes também estiveram nas ruas Juiz Alberto Nader, no Jardim Paquequer, José Rebello, na Barra do Imbuí, Álvaro Alvim, na Granja Florestal, e na Estrada da Fonte Santa para realizar trabalhos de recomposição paralelos. A Prefeitura segue também com o asfaltamento na Rua Manuel Gonzáles, em Paineiras.

Serviços de manutenção, com capina e limpeza foram realizados nas ruas Jaguaribe, na Fazendinha, e Tietê, em Araras, e na Avenida Rotariana, no Soberbo. Serviços de gerais de limpeza foram feitos na Creche Municipal Elza Corradini Medeiros, no Bom Retiro.
Reparos de galeria na Rua Cel. Silvio Lisboa da Cunha

Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário