Prefeitura de Teresópolis promove grande feira de artesanato com expositores locais-Realizada na Praça da Matriz de Santa Teresa, a Feira de Natal movimentou o espaço
Teresópolis, 16 de dezembro de 2013 - Como parte da programação de Natal, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promoveu na última sexta, 13, e sábado, 14, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, a Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local. A iniciativa também contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública e de Obras.
De acordo com Lucas Bonifácio, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a ideia é inserir a feira no calendário anual de eventos do município. “Esta feira foi elaborada para prestigiar os artesãos locais, proporcionar um local especial para suas vendas e dar visibilidade aos trabalhos. E com isso, todos ganham: a população que tem mais uma opção de compra e o município que capitaliza ainda mais seus recursos”, argumentou.
Segundo ele, o Prefeito Arlei já pediu que marcasse, em janeiro, uma reunião com os artesãos para ouvir deles suas necessidades e ideias para que juntos impulsionem o negócio. ”Este é o primeiro passo para um futuro promissor com esses artistas. Nosso interesse também é estimular a economia da cidade através dos nossos recursos humanos”, comentou Arlei.
Além da exposição e venda dos mais variados produtos artesanais, a feira ofereceu oficinas, palestras e momentos culturais com música, dança, contação de histórias e outras apresentações. Produtos Agroecológicos também estavam em exposição, inclusive com degustação de doces e geleias.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais para atendimento ao público, realizando aferição de pressão arterial e verificação da taxa de glicose. Panfletos com informações sobre a importância da doação de sangue também foram distribuídos pela equipe do Hemonúcleo a fim de conscientizar a população sobre esse ato de solidariedade.
Feira de Natal de Teresópolis
A Feira que começou na sexta-feira a partir das 10h e terminou às 22h, continuou durante todo o sábado, até as 19h. Uma boa oportunidade para a compra de presentes de Natal. Entre os artigos comercializados estavam peças de crochê, bordado, produtos em madeira e bambu, tapetes, bijuterias, artigos em ponto cruz, pintura em tecido, biscuit, trabalhos em patchwork, entre outros.
O evento teve a participação das artesãs do Espaço Mulher, que já funciona no local, e também das artesãs dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, e dos artesãos autônomos do município. No total, foram cerca de 90 artesãos que expuseram seus trabalhos.
“A intenção do evento foi valorizar o artesanato local e também dos artigos produzidos por instituições municipais nas aulas ofertadas à comunidade como os Cras. A Feira de Natal de Teresópolis está trazendo uma enorme alegria não só para esses artesãos, mas para nós do governo municipal também. Só o movimento financeiro deste sábado já compensou todo nosso trabalho. Porém, o mais importante é a demonstração da qualidade dos nossos artesãos e seus trabalhos. O potencial é grande e precisamos prestigiar nossos artistas locais”, declarou Susan Hodge, subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
Para Patrícia Favre, a feira foi uma grande chance de crescimento profissional. “É a primeira vez que exponho meus produtos. Comecei a trabalhar com pratos giratórios personalizados agora e acredito que a partir de hoje terei mais estímulo para investir no meu trabalho. Espero que mais oportunidades, como esta feira, surjam”, comentou Patrícia.
Expositora do Espaço Mulher, Jorgina Correia da Fonseca, apoiou a junção dos artesãos. “Está sendo muito bacana essa união porque deu uma movimentada na feira. Trouxe mais visitantes e consequentemente, aumentou as vendas. Quando existe união, tudo fica mais forte e vai em frente”, declarou Jorgina.
Visitando a Feira de Natal de Teresópolis, as psicólogas Sandra Marggioni e Leda Jung aprovaram a iniciativa. “Achei muito interessante a idéia da feira por oferecer oportunidade aos nossos artesãos e também à população, que ao invés de comprar produtos industrializados pode agora presentear um ente querido com uma lembrança única e de qualidade. Eu Prefiro”, afirmou Sandra.
A Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local -, realizada neste final de semana, acabou, mas o Espaço Mulher continuará com seus produtos expostos na praça, e, especialmente esta semana, funcionará de quarta a domingo das 9h às 18h, na Praça da Matriz de Santa Teresa.
Texto- Gisele BarretoA Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local -, realizada neste final de semana, acabou, mas o Espaço Mulher continuará com seus produtos expostos na praça, e, especialmente esta semana, funcionará de quarta a domingo das 9h às 18h, na Praça da Matriz de Santa Teresa.
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário