Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prefeitura de Teresópolis promove grande feira de artesanato com expositores locais

 Prefeito Arlei e Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, com a equipe coordenadora da Feira
Prefeitura de Teresópolis promove grande feira de artesanato com expositores locais-Realizada na Praça da Matriz de Santa Teresa, a Feira de Natal movimentou o espaço

Teresópolis, 16 de dezembro de 2013 - Como parte da programação de Natal, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promoveu na última sexta, 13, e sábado, 14, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, a Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local. A iniciativa também contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública e de Obras.

De acordo com Lucas Bonifácio, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a ideia é inserir a feira no calendário anual de eventos do município. “Esta feira foi elaborada para prestigiar os artesãos locais, proporcionar um local especial para suas vendas e dar visibilidade aos trabalhos. E com isso, todos ganham: a população que tem mais uma opção de compra e o município que capitaliza ainda mais seus recursos”, argumentou. 

Segundo ele, o Prefeito Arlei já pediu que marcasse, em janeiro, uma reunião com os artesãos para ouvir deles suas necessidades e ideias para que juntos impulsionem o negócio. ”Este é o primeiro passo para um futuro promissor com esses artistas. Nosso interesse também é estimular a economia da cidade através dos nossos recursos humanos”, comentou Arlei.

Além da exposição e venda dos mais variados produtos artesanais, a feira ofereceu oficinas, palestras e momentos culturais com música, dança, contação de histórias e outras apresentações. Produtos Agroecológicos também estavam em exposição, inclusive com degustação de doces e geleias. 

Durante o evento, a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais para atendimento ao público, realizando aferição de pressão arterial e verificação da taxa de glicose. Panfletos com informações sobre a importância da doação de sangue também foram distribuídos pela equipe do Hemonúcleo a fim de conscientizar a população sobre esse ato de solidariedade.
Expositora do Espaço Mulher, Jorgina Correia da Fonseca, apoiou a junção dos artesãos
A artesã Rosângela Figueiredo e suas bonecas de pano já esperam as próximas exposiçõesPara Patrícia Favre, que expôs ao lado de toda a família, a feira foi uma grande chance de crescimento profissional
Feira de Natal de Teresópolis

A Feira que começou na sexta-feira a partir das 10h e terminou às 22h, continuou durante todo o sábado, até as 19h. Uma boa oportunidade para a compra de presentes de Natal. Entre os artigos comercializados estavam peças de crochê, bordado, produtos em madeira e bambu, tapetes, bijuterias, artigos em ponto cruz, pintura em tecido, biscuit, trabalhos em patchwork, entre outros.

O evento teve a participação das artesãs do Espaço Mulher, que já funciona no local, e também das artesãs dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, e dos artesãos autônomos do município. No total, foram cerca de 90 artesãos que expuseram seus trabalhos.

“A intenção do evento foi valorizar o artesanato local e também dos artigos produzidos por instituições municipais nas aulas ofertadas à comunidade como os Cras. A Feira de Natal de Teresópolis está trazendo uma enorme alegria não só para esses artesãos, mas para nós do governo municipal também. Só o movimento financeiro deste sábado já compensou todo nosso trabalho. Porém, o mais importante é a demonstração da qualidade dos nossos artesãos e seus trabalhos. O potencial é grande e precisamos prestigiar nossos artistas locais”, declarou Susan Hodge, subsecretária de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Para Patrícia Favre, a feira foi uma grande chance de crescimento profissional. “É a primeira vez que exponho meus produtos. Comecei a trabalhar com pratos giratórios personalizados agora e acredito que a partir de hoje terei mais estímulo para investir no meu trabalho. Espero que mais oportunidades, como esta feira, surjam”, comentou Patrícia.
Iara Hesse com pintura em pratos de papier mâché (técnica a base de cola, água e jornal)
Expositora do Espaço Mulher, Jorgina Correia da Fonseca, apoiou a junção dos artesãos. “Está sendo muito bacana essa união porque deu uma movimentada na feira. Trouxe mais visitantes e consequentemente, aumentou as vendas. Quando existe união, tudo fica mais forte e vai em frente”, declarou Jorgina.

Visitando a Feira de Natal de Teresópolis, as psicólogas Sandra Marggioni e Leda Jung aprovaram a iniciativa. “Achei muito interessante a idéia da feira por oferecer oportunidade aos nossos artesãos e também à população, que ao invés de comprar produtos industrializados pode agora presentear um ente querido com uma lembrança única e de qualidade. Eu Prefiro”, afirmou Sandra.

A Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local -, realizada neste final de semana, acabou, mas o Espaço Mulher continuará com seus produtos expostos na praça, e, especialmente esta semana, funcionará de quarta a domingo das 9h às 18h, na Praça da Matriz de Santa Teresa.
 Prefeito Arlei, acompanhado do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, visitou os estandes na Feira de Natal
Prefeito Arlei junto com o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, e a subsecretária da pasta, Susan Hodge, conversa com os expositores
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário