GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2014
Instituto do Cérebro promove I Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia
Neurocirurgia com técnica inédita na rede estadual será realizada durante evento
O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer promove, até o próximo sábado (27/9), o I Simpósio de Cirurgia da Epilepsia. No evento, que reúne especialistas do Brasil e do exterior, serão discutidas as principais técnicas e avanços no tratamento de casos do transtorno neurológico que acomete milhões de pessoas no mundo.
Nesta quarta-feira (24/9), no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, foram abordados temas como os avanços no tratamento farmacológico das epilepsias, a depressão nos casos da doença e procedimentos de estimulação cerebral profunda.
No último dia do evento, será realizada uma neurocirurgia ao vivo, com o uso de uma técnica inédita na rede estadual de saúde chamada Hemisferotomia Funcional, que contará com a participação do especialista Hélio Rubens.
– Estamos debatendo uma série de temas atuais relacionados à doença. Uma das novidades que estamos trazendo é a cirurgia de Hemisferotomia Funcional. É a primeira vez que ela será feita no Estado do Rio. É uma cirurgia muito complexa. Após o procedimento realizado, faremos outras três cirurgias em crianças ao longo do mês – explicou o coordenador do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro, Eduardo Faveret.
No dia 27 de setembro, será realizado ainda um curso compacto sobre a técnica avançada de detecção do foco epilético em casos complexos. A capacitação será ministrada pelo neurocirurgião da Cleveland Clinic, Jorge Álvaro Gonzalez Martines.
Samar Duarte, de 35 anos, mãe de Davi dos Santos Othero, de 5 anos, diagnosticado com Síndrome de Dravet há dois anos, assistiu a uma das palestras realizadas nesta quarta-feira. Seu filho recebe atendimento no Instituto do Cérebro.
– Acredito que o simpósio tem um papel fundamental, porque este tipo de evento pode gerar uma troca de informações e experiências, resultando em novas pesquisas para ajudar pessoas que têm epilepsia – disse Samar.
Evento marca um ano do Instituto do Cérebro
O Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia marca o primeiro ano de funcionamento do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, que é referência nacional em neurocirurgia, com mais de mil procedimentos realizados até o momento. O centro de epilepsia da unidade já realizou os mais variados tipos de cirurgias existentes no mundo.
Foto: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário