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terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resultado positivo do estado do Rio no Ideb reforça novos projetos da Educação

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Sábado, 13 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Resultado positivo do estado no Ideb reforça novos projetos da Educação- Investimento em programas de combate à evasão escolar elevam a qualidade do ensino no Rio

O salto do Rio de Janeiro da 15ª para a atual 4ª posição no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é resultado de um conjunto de ações da Secretaria de Educação. A implantação de programas de gestão escolar, a contratação de professores, os projetos de reforço escolar e o combate à evasão contribuíram para o bom desempenho nacional. Além disso, exames como o Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Rio de Janeiro) e o Saerjinho (Sistema de Avaliação Bimestral) ajudam a traçar um diagnóstico da rede estadual, reforçando a formulação de políticas de ensino.

– A Secretaria de Educação fez uma avaliação de todo o ensino público. A partir daí, pudemos traçar um diagnóstico correto das carências nesta área no estado. Com isso, elaboramos várias ações articuladas que permitiram nos últimos anos a melhoria na qualidade do ensino, a diminuição da evasão escolar e da reprovação e a redução da distorção idade-série, que, em 2008, apontava que 63% dos alunos estavam em séries atrasadas. O estudante passou a aprender mais, com melhor qualidade e mais rápido – afirmou o subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Educação, Antônio Neto.

A diminuição da evasão escolar tem incluído uma busca ativa das escolas pelos alunos faltosos, que mobiliza diretores, professores, pais e até colegas. Participante da avaliação nacional do Ministério da Educação, o Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói, implantou o programa Visitadores, que tem como objetivo incentivar os alunos a voltarem a frequentar as salas de aula. No ano passado, o projeto incentivou, por meio de conversas, 118 alunos faltosos a retornarem para a escola.

Uma das ações realizadas pelo colégio, que conta com 1,5 mil estudantes, é a distribuição de planilhas, no início da semana, para que os representantes de cada turma acompanhem a frequência. Se algum aluno não comparecer por três dias, a diretoria é avisada. Em último caso, o grupo de visitadores vai buscar o aluno na sua casa.

– Este grupo é formado por 14 estudantes voluntários. Muitos que foram resgatados participam hoje do grupo. A proposta é fazer com que o aluno se conscientize da importância do estudo – explicou a diretora Antônia Crispim.

No Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, o programa Visitadores já incluiu até a participação da comunidade.

– Já tivemos casos de pedir ajuda a um colega de turma, que morava próximo do aluno faltoso, pois não conseguíamos contato. Muitas vezes, uma boa conversa ajuda a compreender a resistência do aluno em continuar frequentando as aulas e o traz de volta à escola – disse o diretor Paulo de Menezes. 

>> Aproximação com a escola

Estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raul Vidal, Letícia Melo, de 17 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa Visitadores. No 1° ano, quando ingressou no colégio, pensou em desistir dos estudos e começou a faltar às aulas. Com a ajuda do projeto, a jovem foi incentivada a investir em seus estudos.

– Como moro em São Gonçalo e preciso acordar cedo, comecei a faltar algumas aulas. Foi quando a diretora me disse que, mesmo com todas as dificuldades, era importante ter uma boa educação. Voltei a frequentar o colégio. É sempre bom ter alguém que nos incentive. Aqui recebo um tratamento diferenciado – disse Letícia, que hoje é uma das integrantes do programa.

A aluna Claudeluci Montalvão, de 18 anos, que também faz parte do projeto, acredita que a educação é o único caminho para um futuro melhor.

– O fato de sermos alunos faz com que haja uma aproximação maior. Isso mostra que a escola se importa com o aluno e não vemos isso em todo lugar – afirmou Claudeluci.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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