GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Sábado, 13 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa
Resultado positivo do estado no Ideb reforça novos projetos da Educação- Investimento em programas de combate à evasão escolar elevam a qualidade do ensino no Rio
O salto do Rio de Janeiro da 15ª para a atual 4ª posição no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é resultado de um conjunto de ações da Secretaria de Educação. A implantação de programas de gestão escolar, a contratação de professores, os projetos de reforço escolar e o combate à evasão contribuíram para o bom desempenho nacional. Além disso, exames como o Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Rio de Janeiro) e o Saerjinho (Sistema de Avaliação Bimestral) ajudam a traçar um diagnóstico da rede estadual, reforçando a formulação de políticas de ensino.
– A Secretaria de Educação fez uma avaliação de todo o ensino público. A partir daí, pudemos traçar um diagnóstico correto das carências nesta área no estado. Com isso, elaboramos várias ações articuladas que permitiram nos últimos anos a melhoria na qualidade do ensino, a diminuição da evasão escolar e da reprovação e a redução da distorção idade-série, que, em 2008, apontava que 63% dos alunos estavam em séries atrasadas. O estudante passou a aprender mais, com melhor qualidade e mais rápido – afirmou o subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Educação, Antônio Neto.
A diminuição da evasão escolar tem incluído uma busca ativa das escolas pelos alunos faltosos, que mobiliza diretores, professores, pais e até colegas. Participante da avaliação nacional do Ministério da Educação, o Colégio Estadual Raul Vidal, em Niterói, implantou o programa Visitadores, que tem como objetivo incentivar os alunos a voltarem a frequentar as salas de aula. No ano passado, o projeto incentivou, por meio de conversas, 118 alunos faltosos a retornarem para a escola.
Uma das ações realizadas pelo colégio, que conta com 1,5 mil estudantes, é a distribuição de planilhas, no início da semana, para que os representantes de cada turma acompanhem a frequência. Se algum aluno não comparecer por três dias, a diretoria é avisada. Em último caso, o grupo de visitadores vai buscar o aluno na sua casa.
– Este grupo é formado por 14 estudantes voluntários. Muitos que foram resgatados participam hoje do grupo. A proposta é fazer com que o aluno se conscientize da importância do estudo – explicou a diretora Antônia Crispim.
No Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, o programa Visitadores já incluiu até a participação da comunidade.
– Já tivemos casos de pedir ajuda a um colega de turma, que morava próximo do aluno faltoso, pois não conseguíamos contato. Muitas vezes, uma boa conversa ajuda a compreender a resistência do aluno em continuar frequentando as aulas e o traz de volta à escola – disse o diretor Paulo de Menezes.
>> Aproximação com a escola
Estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raul Vidal, Letícia Melo, de 17 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa Visitadores. No 1° ano, quando ingressou no colégio, pensou em desistir dos estudos e começou a faltar às aulas. Com a ajuda do projeto, a jovem foi incentivada a investir em seus estudos.
– Como moro em São Gonçalo e preciso acordar cedo, comecei a faltar algumas aulas. Foi quando a diretora me disse que, mesmo com todas as dificuldades, era importante ter uma boa educação. Voltei a frequentar o colégio. É sempre bom ter alguém que nos incentive. Aqui recebo um tratamento diferenciado – disse Letícia, que hoje é uma das integrantes do programa.
A aluna Claudeluci Montalvão, de 18 anos, que também faz parte do projeto, acredita que a educação é o único caminho para um futuro melhor.
– O fato de sermos alunos faz com que haja uma aproximação maior. Isso mostra que a escola se importa com o aluno e não vemos isso em todo lugar – afirmou Claudeluci.
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