Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Campeonato Estadual de Maratona Aquática movimenta final de semana em Teresópolis



Campeonato Estadual de Maratona Aquática movimenta final de semana em Teresópolis-Competição faz parte do calendário da FARJ e teve apoio da Prefeitura Municipal


Teresópolis, 6 de fevereiro de 2012 – Força de vontade, determinação e coragem marcaram mais uma etapa do Campeonato Estadual de Maratona Aquática em Teresópolis. Em sua terceira edição, o Desafio Serrano contou com a participação de 140 atletas e agitou quem prestigiou a competição no último final de semana, 4 e 5, em Bonsucesso, no interior do município. Realizado pela FARJ (Federação Aquática do Rio de Janeiro) e com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, o evento aconteceu no lago do Hotel Boa Vida e foi acompanhado pelo Secretário Municipal Demerval Casemiro.

Competição onde os atletas testam seus limites em provas acima do nível do mar, o Desafio Serrano faz parte do calendário esportivo da FARJ, movimentando a economia da cidade. De acordo com Regina Coeli, uma das organizadoras, esse é um evento que estimula o turismo. “Numa cidade em que o turismo é uma das principais fontes de renda, os eventos esportivos só acrescentam para esse setor e também para a economia, além de colocar o município na grande mídia”, disse.

A competição é caracterizada por inúmeros obstáculos, que tornam a disputa ainda mais emocionante. Além temperatura mais baixa da água, o Desafio Serrano também foi marcado pelo clima seco, devido à baixa umidade do ar, e a alta densidade da água doce não desanimou os participantes.

A atleta Diana Cavalcanti, de Niterói, falou da preparação para enfrentar o clima serrano. “A maioria dos atletas participa de outras competições, e esse é o melhor preparo para disputar o Desafio Serrano. E treinando diariamente, a gente chega aqui pronto para nadar os1.600 metros”, explicou.

Alto nível dos competidores, prova muito equilibrada

Com 12 metros de profundidade, o lago do Hotel Boa Vida recebeu homens e mulheres de todas as faixas etárias na prova dos 1.600m. Com atletas entre 14 e 82 anos, participantes da Maratona Aquática da FARJ, o Desafio Serrano foi uma prova bastante equilibrada, devido ao alto nível dos competidores.

A prova masculina teve um número maior de participantes. Entre os 110 competidores inscritos, o atleta Rodrigo Filho impôs um forte ritmo nos últimos metros e venceu a disputa (0:14:33), seguido por Juan Santos (0:14:48) e Armando Rodrigues (0:15:52).

No feminino, a prova foi mais concorrida. A cada braçada, as atletas Mariana Monteiro e Carolina Bragança buscavam a liderança. No final, quem se saiu melhor foi a participante da equipe do Botafogo, Mariana Monteiro. Pela diferença de quatro segundos, Mariana conquistou a prova (0:15:51), seguida por Carolina Bragança (0:15:55) e Camila Silva (0:16:33).

A próxima etapa do Campeonato Estadual de Maratona Aquática acontece no dia 4 de março, em Camboinhas, Niterói.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Ramon Pózes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário