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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fundação Abrinq prossegue com Projeto de Formação de Jovens Líderes em Teresópolis



Fundação Abrinq prossegue com Projeto de Formação de Jovens Líderes em Teresópolis-Estudantes responderam um questionário para avaliar seus conhecimentos sobre riscos de desastres naturais 


Teresópolis, 15 de fevereiro de 2012 – Com o objetivo de dar prosseguimento ao Projeto de Formação de Jovens Líderes da Região Serrana, iniciativa da Fundação Abrinq que visa à formação de estudantes das escolas públicas sobre riscos de desastres naturais, uma equipe da instituição esteve nas escolas municipais Cedal e Cerom, em São Pedro, nesta quarta-feira, 15. Os coordenadores do projeto aplicaram um questionário para os alunos que visa avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Além disso, fizeram uma reunião com os professores e a direção das unidades escolares para informá-los sobre as oficinas de capacitação voltadas para o corpo docente, previstas para acontecerem no mês de março.

“A nossa proposta é fornecer aos alunos e a toda equipe escolar conhecimentos sobre os riscos de desastres e também sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, pois a ideia é formar jovens líderes, especialmente onde há Nudec´s instalados, como ocorre no bairro de São Pedro, com Núcleos Comunitários de Defesa Civil no Perpétuo e no Rosário”, explicou o coordenador regional da Abrinq, Rodrigo D’Almeida, agradecendo o apoio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil ao projeto.

Para o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, a iniciativa é fundamental para conscientizar os alunos. “Esse trabalho da Fundação Abrinq é muito importante porque os nossos alunos vão adquirir o conhecimento necessário para saber lidar com as situações de emergência. Além disso, eles serão multiplicadores das informações em suas casas, alertando os familiares sobre os riscos de desastres”, avaliou.

A Fundação Abrinq contratou o consultor James Allen para executar a linha de base do projeto, que tem por objetivo captar as informações que os participantes já possuem sobre os temas e ao final retornar para aplicar novos questionários e avaliar a eficácia dos treinamentos realizados. “Na maioria das vezes, as pessoas sabem o que devem fazer com relação aos bons hábitos para preservação do meio ambiente, como não jogar lixo em locais inadequados, visto que podem agravar os resultados de uma enchente, por exemplo, porém não colocam esse conhecimento em prática. É o que denominamos CAP, Conhecimentos, Atitudes e Práticas. E o nosso papel será entender esse processo de teoria e prática na comunidade”, ressaltou o cientista social.

Capacitação

De acordo com Rodrigo D’Almeida, da Abrinq, o Cedal e o Cerom foram selecionados para participar do projeto porque irão funcionar como pontos de apoio em casos de chuvas fortes nas comunidades localizadas em áreas de risco no bairro de São Pedro. Além de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo também foram contempladas com a iniciativa.

Em Teresópolis, 68 estudantes, entre 14 e 18 anos, já passaram por um treinamento básico no final do ano passado e a próxima etapa, que terá duração de oito meses, com início em março e término em outubro, contará com oficinas para alunos e toda a equipe escolar, visando à formação de multiplicadores das informações sobre o tema.
“Vamos promover um treinamento mais aprofundado, inclusive com a realização de simulados sobre evacuação escolar e funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme. Depois, virá a etapa de criação do Plano de Ação e Segurança Escolar – Pase, um documento que conterá o perfil histórico das escolas, apontando ameaças e vulnerabilidades desses centros educacionais, assim como suas capacidades e pontos positivos diante dos riscos de desastres naturais”, disse o coordenador.

Abrinq

A Fundação Abrinq é uma instituição sem fins lucrativos, e foi criada em 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). A fundação tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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