Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro de Bandas Escolares de Teresópolis movimenta a Praça Olímpica

Apresentação da Banda Sakurá, da Escola Municipal Sakurá, na Ermitage
Encontro de Bandas Escolares movimenta a Praça Olímpica


Teresópolis, 21 de maio de 2012 – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis realizou no último sábado, 19, na Praça Olímpica, a edição de 2012 do Encontro de Bandas Escolares. O objetivo foi apresentar à comunidade as bandas e fanfarras escolares, mostrando o talento de seus integrantes e o trabalho desenvolvido por seus maestros. O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, e acompanhado pelo do Secretário Municipal de Turismo, Flavio Gueiros.
Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, abre o Encontro de Bandas Escolares

O Secretário de Educação lembrou que desde os primórdios da humanidade, tem-se observado que a música faz parte da vida do homem. “A música é uma linguagem capaz de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, e a música na praça aquece nossa alma e faz com que nosso fim de semana seja iluminado”, exaltou Leonardo Vasconcellos.
Público agita o encontro de Bandas Escolares de Teresópolis

Ao todo, se apresentaram 14 bandas, em dois turnos, para o público que prestigiou o evento ao ar livre: Banda Lions, da Escola Estadual Lions Clube, regida pelo maestro Alessandro Nogueira; Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo, do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), regida pelo maestro Jones Correa; Banda Sakurá, da Escola Municipal Sakurá, regida pelo maestro Nilton Gonçalves Freitas; Banda de Tambores Mariana Leite, da Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, regida pelo maestro Fábio; Banda Dançante do CEDAL, do Centro Educacional Rose Dalmaso, regida pelo maestro Val França; Banda CIA José Francisco Lippi, com a regência do maestro Nilton Gonçalves Freitas; Corporação Musical Neidy Angélica, da Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, com a regência do maestro Evaldo Cândido; Banda de Latas Reciclarte, da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, regida pelo maestro Edmilson de Mello; Banda Fany Niskier, da Escola Estadual Fany Niekier, regida pelo maestro Joselington; Corporação Musical Roger Malhardes, do Cerom, também regida pelo maestro Edmilson de Mello; Banda Manoel Medeiros, da Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, regida pelo maestro Fábio; Banda Higino da Silveira, da Escola Estadual Higino da Silveira, regida pelo maestro Janderson; Banda Beatriz Silva, do Centro Educacional Beatriz Silva, regida pelo maestro Evaldo Cândido; e a Banda Fanfaterê, do maestro Alessandro Nogueira.
Banda Lions, da Escola Estadual Lions Clube, mostra o seu talento no Festival de Bandas Escolares da Prefeitura

Maestro Alessandro Nogueira, das bandas Fanfaterê e Lions, com os secretários de Turismo, Flavio Gueiros, e de Educação, Leonardo Vasconcellos

Todas as bandas receberam troféus de participação, confeccionados pelos alunos de artesanato do CEFOP - Centro de Formação Profissional, unidade da Secretaria de Educação instalada no bairro de São Pedro. Além das bandas e fanfarras, as melhores torcidas também foram premiadas com troféus. A torcida da Escola Manoel Medeiros e a da Fanfaterê foram premiadas como as mais animadas, a torcida do CEROM como a mais organizada e a do CEHPT como a mais criativa.
 Performance da Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo, do Centro Educacional Helena de Paula Tavares


Ao final do evento, a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, avaliou a experiência como extremamente positiva. “O encontro foi um sucesso de público e de participação. Incentivando a atividade musical através da expressão artística em nossas unidades escolares, contribuímos para aumentar a auto-estima desses alunos e o seu desenvolvimento como cidadãos participativos. A apresentação pública no evento representou a culminância desses conhecimentos adquiridos”, considerou Carla.
Banda Lions, da Escola Estadual Lions Clube, mostra o seu talento no Festival de Bandas Escolares da Prefeitura


Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário