Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Teresópolis e Unifeso promovem mutirão de consultas médicas

 Representantes da Prefeitura e do Unifeso anunciam a realização do mutirão de consultas, que em 60 dias pretende atender cerca de nove mil pacientes em 15 especialidades médicas
Prefeitura e Unifeso promovem mutirão de consultas médicas

A meta é realizar cerca de nove mil atendimentos. Os pacientes devem ir ao Pedrão para saber dia e hora da consulta

Teresópolis, 15 de maio de 2012 – Uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) vai promover, a partir do dia 24 de maio, um mutirão de consultas médicas. O objetivo é zerar a fila de espera das pessoas que têm protocolo de encaminhamento solicitado nos meses de fevereiro, março e abril e atender cerca de nove mil pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) nos próximos 60 dias.

A meta é realizar consultas em quinze especialidades médicas: Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Urologia, Nutrição, Angiologia, Reumatologia, Dermatologia, Pneumologia, Proctologia, Neurologia e Neurologia Infantil.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 15, pelo Prefeito Arlei, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio de Sant’Anna, e a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), Rosane Rodrigues da Costa. Também acompanharam a coletiva o Chefe do Ambulatório do Unifeso, José Roberto Bittencourt Costa, e o Diretor Médico de Integração Ensino-Assistência, Luiz Gustavo de Azevedo.
entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 15 de maio de 2012

“Fizemos essa parceria com o Unifeso, que vem colaborando com a nossa gestão, para diminuir a fila de espera. Todas as marcações de consultas vão ser resolvidas nas próximas oito semanas. Estamos aqui para dar o melhor atendimento à população”, garantiu o Prefeito Arlei.

Os pacientes com encaminhamento de consulta médica nos meses de fevereiro, março e abril devem se dirigir ao Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea) na próxima segunda, terça e quarta, dias 21, 22 e 23, das 9h às 17h, para saber o dia e a hora do seu atendimento, que acontecerá no ambulatório do Unifeso, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 789, na Várzea.

“Todos os pacientes que deram entrada no seu pedido de consulta nos meses de fevereiro, março e abril devem procurar o Ginásio Pedrão na seguinte escala: na segunda-feira atenderemos os pacientes que têm protocolo de atendimento solicitado no mês de fevereiro; na terça, os pacientes com protocolo solicitado em março, e na quarta, os pacientes com protocolo do mês de abril. Basta levar um documento de identificação. No Pedrão eles serão informados sobre o dia e a hora do seu agendamento. As consultas de algumas especialidades começam no dia 24 de maio, e as demais, a partir de 1º de junho”, explicou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio de Sant’Anna.

De acordo com a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), Rosane Rodrigues da Costa, o ambulatório do Unifeso está preparado para dar conta da demanda reprimida. “A estrutura física do ambulatório é muito boa, toda informatizada e climatizada. Temos 34 salas destinadas ao SUS e o nosso corpo técnico é extremamente competente. Nossa dificuldade é com as especialidades com um número maior de pacientes, mas nossos médicos e o pessoal administrativo estão imbuídos em prestar esse atendimento, que acontecerá à tarde, à noite e aos sábados, fora do horário das consultas já contratualizadas pelo POA (Plano Operativo de Atenção Pactuada)”, assegurou.

O Secretário de Saúde, Carlos Otávio, fez questão de destacar a importância da parceria entre Prefeitura e Unifeso para melhorar o atendimento de saúde à população. “O Unifeso é um instrumento importantíssimo no sistema público de saúde de Teresópolis, e colabora hoje com grande parte dos atendimentos, além do Hospital das Clínicas. O que temos previsto é que todos os pacientes que estavam na fila de espera sejam atendidos. Vamos zerar esta fila e passar a atender a demanda normal do município na quantidade de consultas que temos contratualizadas”.

Carlos Otávio também explicou que neste mês de maio o procedimento de marcação de consultas permanece o mesmo. “Basta o paciente procurar um posto de saúde levando o encaminhamento da especialidade e deixar na unidade, que ele vai ser agendado por telefone. O mutirão vai atender somente os pacientes que já tinham solicitação e que estavam aguardando serem chamados”, concluiu.

Melhorias na Saúde

Desde agosto de 2011, início da atual gestão, a Secretaria Municipal de Saúde tomou uma série de medidas para melhorar o atendimento à população e zerar as demandas reprimidas em vários setores. Entre elas, o mutirão de cirurgias eletivas, com 312 atendimentos entre os meses de novembro e dezembro do ano passado nas especialidades de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Cirurgia Geral. Em novembro de 2011, a gestão do Prefeito Arlei assinou o Plano Operativo de Atenção Pactuada 2011/2012 (POA) com o Hospital das Clinicas de Teresópolis, o Hospital São José e a Beneficência Portuguesa, permitindo que os três hospitais ampliassem significativamente os números de consultas médicas, exames diagnósticos e cirurgias, entre outros procedimentos de atendimento de saúde à população. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura disponibilizou ainda o Tomógrafo Móvel, em janeiro, e agora neste mês de maio, a Ressonância Móvel.
José Roberto Bittencourt Costa,Carlos Otávio de Sant’Anna, Prefeito Arlei,Rosane Rodrigues da Costa, Luiz Gustavo de Azevedo


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário