Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis funcionam durante simulado

Instaladas na igreja católica do Rosário, as sirenes funcionaram normalmente durante o teste simulado
Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis funcionam durante simulado


Teresópolis, 16 de maio de 2012 – Realizado com sucesso na manhã desta quarta-feira, 16, o simulado para verificar o funcionamento das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pela Defesa Civil Estadual em 12 comunidades de Teresópolis. Acionadas simultaneamente, durante dois minutos, por sistema remoto através da internet, na sala de operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, todas as sirenes soaram normalmente, e não precisaram ser ligadas de forma manual. Apenas as sirenes instaladas na Granja Florestal e no Vale da Revolta tiveram o volume ajustado para soarem mais alto.

O teste foi acompanhado por representantes e técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Cruz Vermelha em Teresópolis e por integrantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Atualmente Teresópolis conta com 17 Nudecs, instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e formados por voluntários treinados para organizar e preparar a comunidade local a dar pronta resposta em caso de desastres.
Agente de Defesa Civil Eduardo Flores e o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil André de Mello com o coordenador do Nudec do Rosário, Valcedir Paim Alves: sirenes tocaram normalmente durante o simulado

“Esse teste a partir de agora vai ser periódico, todo dia 10, às 10 horas da manhã, em todos os meses”, explicou o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello. Ele conferiu o acionamento da sirene instalada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na comunidade do Rosário, considerada área de risco para deslizamentos de terra. De Mello destacou a importância da atuação dos voluntários dos Nudecs. “O Nudec faz parte do sistema de Defesa Civil. Os voluntários se reúnem e participam de palestras, e fazem um trabalho bem integrado com a Secretaria. Eles recebem treinamento da Cruz Vermelha e da Defesa Civil Estadual, estão capacitados e contam com equipamentos, como lanterna e cordas, entre outros, para atuar em caso de desastres naturais”. 

Para o coordenador do Nudec do Rosário, Valdecir Paim Alves, o Sistema de Alerta e Alarme é um importante instrumento de prevenção e de preservação da vida. “Eu sou responsável por acionar a sirene e foi muito importante esse teste, porque no último temporal, a população desceu e nós acolhemos o pessoal no ponto de apoio. No Rosário temos 18 integrantes do Nudec. A nossa função no Sistema de Alerta é subir a comunidade e avisar o pessoal sobre o funcionamento da sirene”.
Agente de Defesa Civil Eduardo Flores e o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil André de Mello conferem o acionamento simulado do conjunto de sirenes instalado no Rosário

Quem também acompanhou o teste foi o Tenente-coronel Leal, responsável pela Defesa Civil Estadual na Região Serrana, que avaliou positivamente o simulado. “Foi uma avaliação positiva, porque todas as sirenes foram acionadas, o que permitiria, em uma situação real, informar as comunidades quanto ao risco e a necessidade de abandono desses locais”, analisou. Segundo ele, a Defesa Civil do Estado monitora permanentemente as sirenes. “Diariamente são feitos dois testes, através do próprio sistema, sem o acionamento delas. Através desses testes, se detectado algum problema, é informado às Defesas Civis Municipais, bem como o sistema de manutenção”.

O Tenente-coronel Leal salientou a importância da verificação periódica do Sistema de Alerta e Alarme. “O objetivo desse teste é verificar se realmente a sirene estava tocando dentro dos padrões esperados. Somente em duas localidades houve o relato de que a sirene estava soando um pouco baixo, e foi feito um ajuste. O objetivo foi exatamente esse: detectar dentro de um período de normalidade alguma necessidade de ajuste, para que, em caso de acionamento, não haja nenhum problema”.
Tenente-coronel Leal, responsável pela Defesa Civil Estadual na Região Serrana: avaliação positiva do simulado em Teresópolis

Teresópolis conta com 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1).

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário