Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Prefeitura de Teresópolis vai entregar relatório ao Ministério das Cidades para definir início das obras das casas populares

Parceria para agilizar o início das obras das casas populares em Teresópolis: Fábio Quintino, Daniene Fernandes Kolomitzeff, Valéria Mendes e Leandro Frazão, da Caixa Econômica, Prefeito Arlei, Carlos Chambers Ramos e Gerard Fischgold, da Secretaria de Estado de Obras
Prefeitura vai entregar relatório ao Ministério das Cidades para definir início das obras das casas populares-Prefeito Arlei recebeu em seu gabinete representantes da Caixa Econômica e do Governo Estadual


Teresópolis, 10 de janeiro de 2013 – Em reunião na manhã desta quinta, 10, o Prefeito Arlei, acompanhado do Vice-prefeito Márcio Catão, determinou empenho à sua equipe de governo na elaboração do relatório dos equipamentos públicos disponíveis num raio de 2,5 quilômetros da Fazenda Ermitage.

Solicitado pela Secretaria Estadual de Obras e pela Caixa Econômica Federal, para ser apresentado ao Ministério das Cidades, o levantamento tem o objetivo de atender aos futuros moradores do conjunto habitacional que será construído no local pelo Governo do Estado. O empreendimento é destinado às famílias vitimadas pela tragédia de janeiro de 2011. Também deverá ser atualizado o cadastro social das famílias que recebem aluguel social e das que perderam suas casas na tragédia e já foram indenizadas pela Casa Civil do Governo Estadual.

O encontro de trabalho contou com a participação de Carlos Chambers Ramos, assessor do Secretário Estadual de Obras; Gerard Fischgold, superintendente da Secretaria de Estado de Obras; Fábio Quintino da Silva, gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal Centro Leste Fluminense; Valéria Mendes, superintendente da Caixa; Daniene Fernandes Kolomitzeff, assistente de programas sociais da Caixa; e Leandro Frazão, gerente da Caixa Econômica em Teresópolis.
 Representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal em reunião de trabalho

Para o Prefeito Arlei, os entraves burocráticos estão na reta final para serem resolvidos. “A Prefeitura já aprovou o projeto, e a Câmara a nova lei de zoneamento. Pedimos a compreensão das autoridades estaduais e federais e ao pessoal da Caixa Econômica, porque não tem como esperar mais. A cobrança é muito grande, a população está ansiosa. Se Deus quiser, vamos dar início o mais rápido possível”, disse Arlei, acrescentando que a Prefeitura está buscando terrenos no Vale Alpino e em Vieira, no interior do município, para a construção de mais 391 unidades habitacionais.
Prefeito Arlei com o projeto do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage

O Vice-prefeito, Márcio Catão, destacou que o início da construção das casas populares é a principal preocupação do Prefeito Arlei nesse início de ano e do seu legítimo governo. “Saímos da reunião com uma boa ideia do tempo necessário para começar a construção, eliminando alguns pequenos problemas que o próprio Governo do Estado vai ter que resolver quanto à regularização do terreno. Em breve teremos realmente o início das obras para poder celebrar junto com a sociedade”.
 Vice-prefeito Márcio Catão, Prefeito Arlei e Carlos Chambers, assessor da Secretaria Estadual de Obras: empenho para agilizar entraves burocráticos

Relatório e nova reunião

O relatório, contendo o número de escolas, creches, postos de saúde e serviços de transporte disponíveis, deverá estar pronto até o dia 25 de janeiro para ser entregue ao Ministério das Cidades, que avaliará o documento para aprovação final. Nova reunião entre representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal foi marcada para a próxima quarta-feira, 16, às 10h, no gabinete do Prefeito Arlei.

Também acompanharam a reunião desta quinta, 10, os secretários municipais Graça Granito (Desenvolvimento Social), Leonardo Vasconcellos (Educação), Roberto Silva (Defesa Civil), Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos), Carlos Antonio Lopes (Fiscalização de Obras Públicas), Luiz Fernando de Souza Filho (Planejamento), Antonio Carlos Moura (interino de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde) e Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública), bem como Leonardo Coutinho, representando a Subsecretaria Municipal de Projetos Especiais.

Projeto

Com 1.600 unidades habitacionais, distribuídas em sete prédios, dentro do projeto ‘Minha casa, minha vida’, o conjunto habitacional da Fazenda Ermitage contará com creche, posto de saúde, posto policial e biblioteca parque. O acesso ao empreendimento já conta com aprovação prévia da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e contará com uma passagem subterrânea.

O assessor do Secretário Estadual de Obras, Carlos Chambers Ramos, acredita que em breve será anunciada a data do início das obras. “Tivemos alguns questionamentos com relação à solução para as fundações. O Secretário de Obras colocou isso ao encargo da Empresa de Obras Públicas do Estado, que contratou uma consultoria. Esse relatório está pronto e hoje estão se reunindo no Rio o secretário de Obras, o presidente da EMOP e da empresa selecionada para fazer o empreendimento. Nós acreditamos que a partir da reunião seja definido o início das obras”.

Na avaliação de Fábio Quintino, gerente regional de Negócios da Caixa Econômica, maior executante do projeto ‘Minha casa, minha vida’ nos quesitos de engenharia, jurídico e social, o empreendimento está em fase final de solução dos últimos entraves burocráticos. “A análise de engenharia já está praticamente concluída, só falta terminar o estudo do impacto social que esse empreendimento vai gerar no local. A partir daí teremos uma reunião com o Ministério das Cidades que, dando autorização para assinatura, as obras poderão começar”.
 Prefeito Arlei pede empenho à sua equipe de secretários para a elaboração do relatório de equipamentos públicos

Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário