Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Exposição 'Memórias da Cidade' dá as boas-vindas aos visitantes de Teresópolis

Teresópolis RJ
Exposição 'Memórias da Cidade' dá as boas-vindas aos visitantes de Teresópolis

Teresópolis, 23 de janeiro de 2013 - Organizada pelo Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, que funciona na Casa da Memória Arthur Dalmasso, a exposição 'Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens' volta a ser apresentada ao público. Ela já esteve na Calçada da Fama e, posteriormente, no pátio em frente ao prédio da Prefeitura. Agora, no início de 2013, a pedido da Secretaria de Turismo, a mostra passou por uma releitura, ganhando novo formato, mais dinâmico, e novas informações, que poderão ser conferidas pelo público a partir desta sexta-feira, 25 de janeiro, no Terminal Turístico de Teresópolis, no Soberbo, sede da Secretaria de Turismo.

Redimensionada, a exposição agora será apresentada em seis paineis, com frente e verso, onde figuram textos e fotografias acerca da história do município, do Século XVII aos tempos de hoje. São informações que passam, por exemplo, pela arquitetura antiga da cidade, através de fotos de belos casarões, como o Palácio Sloper, a casa do Prefeito Sebastião Teixeira e a primeira prefeitura do município. Histórias sobre os visitantes ilustres que já passaram por Teresópolis, sobre os imigrantes que ajudaram na formação da cidade e ainda sobre a antiga estação ferroviária também fazem parte da exposição. Importantes autores da literatura brasileira, como Olegário Mariano, Manoel Bandeira e José de Alencar, que usaram Teresópolis como cenário para suas histórias, também são destacados na mostra.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a exposição constitui um importante resumo sobre Teresópolis. “Muitos teresopolitanos desconhecem fatos interessantes da história da cidade; curiosidades que, através desta mostra tão bem elaborada pela Cultura, podem ser assimiladas. A exposição tem ainda a vantagem de ser itinerante e, desta forma, atingirá vários possíveis públicos, como agora, no Terminal Turístico, onde funcionará como uma espécie de boas-vindas para os visitantes”, comenta o secretário.

A exposição 'Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens' ficará à mostra no Terminal Turístico pelo período de um mês, podendo ser vista diariamente: de segunda a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 10h às 17h; e aos domingos, das 10h às 15h.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário