Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Encontros na Região Serrana definem metas para Conferência Estadual de Cultura


Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, Secretária de Cultura de Carmo, Leila Cortez, uma das gestoras locais de cultura, e o Subsecretário de Teresópolis, Arnaldo Almeida
Encontros na Região Serrana definem metas para Conferência Estadual de Cultura

Teresópolis, 13 de agosto de 2013 - Durante as duas últimas semanas, Teresópolis esteve representada em seis conferências de cultura realizadas em municípios da Região Serrana. O objetivo dos encontros foi definir as propostas de cada cidade, a fim de serem levadas e discutidas durante a Conferência Estadual de Cultura, marcada para 21 de setembro, no Rio de Janeiro.

Devido ao fato de Teresópolis estar um passo à frente, com a 3ª conferência realizada e o CPF (Conselho, Plano e Fundo de Cultura) já implantados, a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, tem participado de todos os encontros, dando suporte técnico e orientações aos outros municípios da região. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o subsecretário, Arnaldo Almeida,também estiveram presentes em algumas conferências, a exemplo de Carmo, realizada na última quarta-feira.

A jornada de conferências começou no dia 2, em Cantagalo, seguindo nos dias 3 e 4, em Nova Friburgo; em Cordeiro, no dia 6; Duas Barras,que realizou conferência na última quarta, dia 7; e, por fim, Santa Maria Madalena, que teve seu encontro municipal realizado na última quinta-feira, 8 de agosto. Como coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune esteve presente em todas as reuniões, oferecendo apoio e suporte aos municípios, auxiliando na decisão das propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Cultura.

A participação de Teresópolis nas conferências foi solicitada durante a última reunião do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, realizada dia 29 de julho, em Cordeiro. Além de debater questões permanentes do fórum, o encontro serviu para planejar a participação da Região Serrana na Conferência Estadual de Cultura, visando à aprovação de propostas que venham beneficiar a região.

Na ocasião, a experiência de Teresópolis, através de Nara e do próprio secretário Wanderley Peres, foi solicitada pelos municípios, a fim de garantir maior objetividade e agilidade em suas conferências, além de, principalmente, uniformidade. Tudo isso porque o objetivo maior dos municípios que integram a Região Serrana é formar uma espécie de bloco, que possa ter maior força representada na etapa estadual,garantindo a aprovação de propostas que atendam à região como um todo.

“A ideia é que a Região Serrana, através do Fórum, se fortaleça como bloco e assim consiga, durante a Conferência Estadual, a aprovação de um número maior de propostas, obtendo desta forma resultados mais consistentes para a cultura da Região Serrana. E, depois disso, é claro, vamos buscar que a região seja beneficiada também durante a 3ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Teresópolis aprovou várias propostas para a Conferência Estadual, e deve brigar, especialmente, e em bloco, pela aprovação de duas delas: a criação de um museu da Imperatriz Teresa Christina no município e o reconhecimento do rio Paquequer como cenário do romance O Guarani, de José de Alencar.

O Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana conta com a participação de 15 municípios e tem Nara Zeitune como coordenadora, ratificando ainda mais o bom desenvolvimento das políticas culturais em Teresópolis. Além do Fórum, Nara também integra a comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura.

Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário