Teresópolis, 13 de agosto de 2013 - Durante as duas últimas semanas, Teresópolis esteve representada em seis conferências de cultura realizadas em municípios da Região Serrana. O objetivo dos encontros foi definir as propostas de cada cidade, a fim de serem levadas e discutidas durante a Conferência Estadual de Cultura, marcada para 21 de setembro, no Rio de Janeiro.
Devido ao fato de Teresópolis estar um passo à frente, com a 3ª conferência realizada e o CPF (Conselho, Plano e Fundo de Cultura) já implantados, a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, tem participado de todos os encontros, dando suporte técnico e orientações aos outros municípios da região. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o subsecretário, Arnaldo Almeida,também estiveram presentes em algumas conferências, a exemplo de Carmo, realizada na última quarta-feira.
A jornada de conferências começou no dia 2, em Cantagalo, seguindo nos dias 3 e 4, em Nova Friburgo; em Cordeiro, no dia 6; Duas Barras,que realizou conferência na última quarta, dia 7; e, por fim, Santa Maria Madalena, que teve seu encontro municipal realizado na última quinta-feira, 8 de agosto. Como coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune esteve presente em todas as reuniões, oferecendo apoio e suporte aos municípios, auxiliando na decisão das propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Cultura.
A participação de Teresópolis nas conferências foi solicitada durante a última reunião do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, realizada dia 29 de julho, em Cordeiro. Além de debater questões permanentes do fórum, o encontro serviu para planejar a participação da Região Serrana na Conferência Estadual de Cultura, visando à aprovação de propostas que venham beneficiar a região.
Na ocasião, a experiência de Teresópolis, através de Nara e do próprio secretário Wanderley Peres, foi solicitada pelos municípios, a fim de garantir maior objetividade e agilidade em suas conferências, além de, principalmente, uniformidade. Tudo isso porque o objetivo maior dos municípios que integram a Região Serrana é formar uma espécie de bloco, que possa ter maior força representada na etapa estadual,garantindo a aprovação de propostas que atendam à região como um todo.
“A ideia é que a Região Serrana, através do Fórum, se fortaleça como bloco e assim consiga, durante a Conferência Estadual, a aprovação de um número maior de propostas, obtendo desta forma resultados mais consistentes para a cultura da Região Serrana. E, depois disso, é claro, vamos buscar que a região seja beneficiada também durante a 3ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Teresópolis aprovou várias propostas para a Conferência Estadual, e deve brigar, especialmente, e em bloco, pela aprovação de duas delas: a criação de um museu da Imperatriz Teresa Christina no município e o reconhecimento do rio Paquequer como cenário do romance O Guarani, de José de Alencar.
O Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana conta com a participação de 15 municípios e tem Nara Zeitune como coordenadora, ratificando ainda mais o bom desenvolvimento das políticas culturais em Teresópolis. Além do Fórum, Nara também integra a comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura.
Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário