Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Alunos da Rede Municipal de Teresópolis participam de seminário sobre Basquete Adaptado

Alunos cadeirantes da Rede Municipal participam do jogo de Basquete Adaptado no CEROM
Alunos da Rede Municipal participam de seminário sobre Basquete Adaptado

Teresópolis, 24 de setembro de 2014 - Objetivando a inclusão social, a informação e a maior oportunidade de acesso a bens e serviços, o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o SESC Teresópolis, ofereceu aos alunos da rede municipal de ensino um seminário sobre Basquete Adaptado. Realizado no Centro Educacional Roger Malhardes, no bairro de São Pedro, o evento reuniu alunos do 8° ano do Cerom e estudantes cadeirantes da rede municipal de ensino.

“Nosso objetivo aqui não é apenas promover o conhecimento sobre o basquete adaptado, mas proporcionar uma grande recreação para nossos alunos cadeirantes que se conheceram hoje, já que estudam em escolas diferentes, participaram da palestra junto aos alunos do 8° ano e depois tiveram a oportunidade de brincar com a bola na quadra. O trabalho de inclusão social não é apenas para quem tem necessidades especiais, mas também para o público em geral, que passa a conhecer mais essa realidade”, explicou Maria Eliza Deister, do Departamento de Educação Especial da SME.

O projeto “Inclusão Social a partir do Basquete Adaptado” nasceu por iniciativa da então estudante de fisioterapia, Maryana da Fonte Pimentel. Na época, ela resolveu avaliar a influência do basquete adaptado nos deficientes físicos e facilitar o acesso à prática da modalidade, visando encorajar alterações comportamentais que levassem à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

“Através do estágio no Posto de Saúde, começamos a recrutar cadeirantes como o Rosivaldo, aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que não saía de casa há oito anos. Depois do acidente que o transformou em cadeirante, ele achava que não teria mais uma vida normal e chegou a doar todas as suas roupas. Através do Basquete Adaptado, conseguimos reintegrá-lo à sociedade e hoje ele pega até ônibus sozinho”, relatou Maryana.
Alunos da Rede Municipal de Teresópolis participam de seminário sobre Basquete Adaptado
A fisioterapeuta Maryana da Fonte Pimentel é uma das coordenadoras do projeto
Alunos, portadores de necessidades especiais ou não, participam do seminário
Durante o seminário, os estudantes viram como o esporte pode ser uma ferramenta valiosa para muitos se reintegrarem no mercado de trabalho, e que isso é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O servidor municipal cadeirante Irineu Issamu Asso, um dos coordenadores do projeto, lembrou como o Basquete Adaptado pode melhorar a auto-estima dos deficientes e promover a inclusão deles na sociedade, através do esporte.

“Queremos aproveitar esse espaço, conseguido em parceria com a Secretaria de Educação e com o SESC, para divulgar a existência desse esporte para os alunos da rede e mostrar como ele pode trazer benefícios para a vida de quem pratica. Muitas vezes, as pessoas veem na TV, leem no jornal, mas não sabem que em Teresópolis nós temos esse projeto”, ressaltou Irineu.

Maria Julia Lima, aluna da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, da Tijuca, já participou do projeto e destacou como ele é positivo para quem está envolvido com o esporte. “O Basquete Adaptado é uma maravilha pra todo mundo. Faz muito bem pra cabeça, você conhece outros cadeirantes, estimula todo mundo a brincar, é uma verdadeira festa”, elogiou a aluna.
A aluna Maria Julia Lima, da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, aprova a iniciativa
Texto e fotos – Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário