Festival Literário das Escolas da Rede Municipal de Ensino acontece neste sábado
Teresópolis, 15 de setembro de 2011 - Neste Sábado, 17 de setembro, acontece o Festival Literário das Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento serão premiados os melhores poemas, crônicas e memórias literárias produzidos pelos alunos das escolas municipais de primeiro e segundo segmento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Festival Literário tem como objetivo principal envolver os alunos em uma situação real de comunicação escrita, possibilitando o contato com gêneros textuais diversos que ampliam o aprendizado da leitura e da escrita como produto cultural da construção humana.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, a grande importância do Festival é exercitar o processo criativo. “São alunos e professores se mobilizando para o aprendizado de diferentes gêneros textuais onde ‘o que’ e ‘para quem’ escrever atribui significado às produções dos alunos”, explicou Neli.
Iniciado nas próprias escolas da Rede Municipal de Ensino, onde alunos e professores trabalharam durante os meses de março, junho e julho situações reais de escrita através de murais, livros da turma, jornais escolares, blogs ou espaços similares onde quem escreve, o faz para que alguém leia, dando significado à sua escrita.
Os textos selecionados, através de uma comissão escolar, foram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação nas categorias Poema, Memória Literária e Crônica e serão neste sábado escolhidos por uma Comissão Julgadora.
De acordo com a professora Adalgisa de Carvalho, Chefe do Setor de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, o Festival dá continuidade a um projeto que já vinha sendo desenvolvido na gestão anterior. “Em reconhecimento ao esforço empreendido por professores e alunos, nos preocupamos em dar continuidade às boas práticas educativas, levando à frente os projetos já iniciados, acrescentando nossa própria visão pedagógica”, explicou Adalgisa.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: DivulgaçãoFonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário