Prefeitura tem projeto para revitalizar a Praça de Esportes Radicais
Teresópolis. 31 de agosto de 2011 - Inaugurada em outubro de 2004 e considerada pelos especialistas uma das cinco melhores pistas de skate do Brasil, a Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira, na Várzea, passa por sérios problemas estruturais e de manutenção. Com o objetivo de reestruturar a praça, proporcionando melhorias para atender a população, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está colocando em prática um projeto para a revitalização e reorganização do espaço destinado aos esportes radicais.
“A população curte esse espaço, por isso é necessário melhorias em todas as áreas”, analisou o novo administrador da Praça de Esportes Radicais, Michel York, que assumiu essa função na última semana.
Na última segunda-feira, 29, foi realizada uma reunião, entre o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, o administrador da praça, Michel York, e os atletas Zico (montanhismo), Rodrigo “Esquisito” (skate), Brian Santos e Luís Wilman (bike), para debater o estado atual da praça e as melhorias que ela precisa.
Os atletas colocaram em pauta as dificuldades enfrentadas por quem utiliza o local, e o horário de funcionamento foi a principal reclamação. O estado precário das dependências, como banheiro e vestiários, além do abandono da pista, que se encontra com rachaduras, podendo provocar algum tipo de acidente, também foram lembrados.
Na reunião ficou decidido que no dia 17 de setembro será realizado um mutirão de limpeza e reorganização da Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira. O movimento foi planejado pelos próprios esportistas Zico, Rodrigo “Esquisito”, Brian e Luís, líderes em suas modalidades, e será feito por praticantes do skate, bike, patins e montanhismo da cidade. Uma grande mobilização já está acontecendo em redes sociais para esse evento que marca uma nova era do espaço.
Também foi colocada em pauta a criação de escolinhas de skate, bike e montanhismo na Praça de Esportes Radicais. “Tem muita gente que curte esses esportes, mas não tem oportunidade de praticar. Nosso objetivo é proporcionar a inclusão social através de esportes oferecidos pela Secretaria de Esportes e Lazer”, concluiu Michel York.
Pelo projeto desenvolvido para a reforma da Praça de Esportes Radicais, o local passará a ter uma sala específica para a administração. “É fundamental que o administrador esteja presente. Assim, qualquer eventual problema poderá ser resolvido imediatamente”, afirmou Michel York.
O Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, explicou que o material para o início da reforma na pista já foi obtido. “Conseguimos o material necessário para que a Praça de Esportes Radicais funcione no prazo de 90 dias, de acordo com a vontade do Prefeito Arlei”, disse Demerval. “A reforma será ótima para quem usa a pista e faz daquele lugar um espaço para o desenvolvimento do esporte”, assinalou.
Novo horário, segurança e muro de escalada
Uma das primeiras mudanças é o horário de funcionamento. Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, é essencial uma reformulação. “Uma praça de esportes que pretende ser atração turística, precisa estar em movimento constante, não pode ficar fechada aos sábados e domingos, nem abrir depois das 15h”, estipulou o Secretário. Demerval segue orientação do Prefeito Interino Arlei de Oliveira Rosa, que busca resgatar a Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira como atrativo turístico da cidade. Pelo novo horário de funcionamento, a praça passa a abrir nas segundas-feiras das 14h às 22h, e de terça-feira a domingo, das 9h ao 12h e das 14h às 22h.
Outra questão abordada durante a reunião pelos frequentadores do local foi a segurança do espaço que, segundo denúncias, é utilizado por meliantes e usuários de drogas. O Secretário se comprometeu em buscar uma solução o mais rápido. “Conversarei com o Secretário de Segurança Pública, da Luz, e com o comandante do 30° BPM, Tenente-coronel Mafia, para que a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuem com mais rigor nessa área. Nosso objetivo é instalar uma guarita para a Guarda e buscar um patrulhamento mais ostensivo junto à PM”, frisou Demerval.
A criação de um muro de escalada na Praça de Esportes Radicais também foi apontada na reunião. Para Secretário Demerval Casemiro, não é correto uma praça batizada com o nome de um escalador não ter um muro de escalada. “A homenagem foi feita a Alexandre Oliveira, mas não foi concluída. Falta concretizar com um muro de escalada”, enfatizou.
Texto e fotos: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário