Sucesso e casa cheia no 1º Encontro de Fotografia de Teresópolis
Teresópolis, 19 de setembro de 2011 - Fotógrafos, cinegrafistas, documentaristas e interessados se reuniram no último sábado, 17 de setembro, no Teatro Municipal, para o 1º Encontro de Fotografia de Teresópolis. Com entrada franca, o evento foi realizado pela Visão 3, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e trouxe ao município grandes nomes do fotojornalismo e fotodocumentarismo nacional.
Com organização dos fotógrafos Paulo Roberto Cebolla, Jefferson Hermida e Ana Cristina Riente, o encontro contou com palestras ministradas por Ratão Diniz, Severino Silva e João Roberto Ripper, exibição de documentários e debate, com muitas perguntas dos participantes.
Na abertura do evento, Cebolla apresentou os palestrantes e falou sobre a importância do evento. “É muito bom ver aqui tantos amigos para esta grande troca de experiências. Que esta ideia se repita em outras ocasiões. Já temos planos para futuros encontros”, destacou, agradecendo a presença do público e, especialmente, dos palestrantes.
O encontro teve início com a exibição do documentário ‘Imagens do Jongo’, do fotógrafo Guillermo Planel. Em seguida, Ratão Diniz falou sobre seu trabalho, apresentando fotos e fazendo um paralelo entre as favelas das grandes cidades e o interior do Brasil, que possuem muitos pontos em comum em termos de costumes e tradições culturais. “Achei excelente a iniciativa, pois fortalece a fotografia em Teresópolis, estreita relações e possibilita boa troca de experiências”, comentou Diniz.
Logo depois, foi a vez de outro renomado fotógrafo, Severino Silva, que, através do documentário Romaria, apresentou trabalhos feitos com populações de rua e ocupações a partir da instalação das UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora. “Só ouvi bons comentários sobre o encontro e uma grande torcida para que este seja apenas o primeiro de muitos”, declarou.
Por fim, falou João Roberto Ripper, que abordou a fotografia como direito humano a partir do próprio trabalho. Fotografias compartilhadas, mostrando a integração de quem está documentando com o cenário em si foi outro tema tratado. “Tivemos aqui uma discussão rica, que muito contribui para o setor da fotografia e ainda nos permitiu conhecer e dialogar com os profissionais locais. Ótima iniciativa”, destacou.
Após as palestras, foi aberta uma grande rodada de perguntas, com expressiva participação do público.
O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, esteve presente ao evento e aprovou. “Em nossa busca pelo desenvolvimento da cultura, estávamos em dívida com o segmento das artes visuais. O apoio ao 1º Encontro de Fotografia foi um passo no sentido de amenizar esta dívida. Mas, certamente, promoveremos outros encontros e eventos como este e até maiores, com oficinas e outras atividades, para fortalecer e fomentar o setor. Merecem os parabéns os fotógrafos Cebolla e Jefferson Hermida pela organização do evento. Certamente, foi apenas o primeiro de muitos outros eventos”, avaliou o Secretário.
Entre os participantes, o clima era de satisfação. “Achei muito positivo. E confesso que não imaginava tão boa repercussão. Frequento os encontros de Paraty há seis anos porque acho que o profissional tem que estar sempre atualizado. A troca de idéias é bacana. Por isso mesmo, realizar um encontro aqui foi uma ótima iniciativa. Gostei muito. Os organizadores estão de parabéns”, comentou o fotógrafo Francisco Vicente. O cinegrafista Walter Braga concordou. “Espetacular. Teresópolis precisa de mais encontros como este. A gente aprende muito. Achei que foi extremamente válido e gratificante. Com certeza, o encontro acrescentou muito ao meu currículo. Eu me surpreendi. Aliás, todos saíram muito satisfeitos. Que venham outros”, elogiou.
Vale lembrar que os documentários do fotógrafo Guillermo Planel estão disponíveis para cópia na Visão 3.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado e Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário