Defesa Civil mobiliza moradores para exercício simulado nesta quinta, 29
Teresópolis, 26 de novembro de 2012 – Desde o início de novembro, equipes da Defesa Civil Municipal percorrem as 19 comunidades, na cidade e no interior, previstas para participar do exercício simulado de desocupação das áreas de riscos marcado para esta quinta-feira, dia 29. A iniciativa segue determinação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e acontecerá no Dia Estadual de Redução de Desastres.
Trata-se de um treinamento prático, quando os moradores que residem em locais sujeitos a deslizamentos de terra e de alagamentos serão orientados sobre como proceder quando a chuva atingir níveis críticos.
Durante a mobilização, os moradores são conscientizados sobre a importância de participar do simulado. Eles também recebem a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente relativos aos movimentos de terra e alagamentos.
No dia do exercício, a orientação será prestada por agentes da Defesa Civil, voluntários dos NUDECs e líderes comunitários, responsáveis por conduzir os moradores aos pontos de apoio predeterminados pela Defesa Civil em cada comunidade.
Neste mês de novembro, o Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em Teresópolis ganhou o reforço de mais uma sirene, que foi instalada no início de novembro na Escola Municipal Estado de Israel, no bairro Granja Florestal. O objetivo é ampliar a área de abrangência do equipamento na comunidade, que foi bastante afetada pelo temporal de janeiro de 2011.
Com isso, subiu para 24 o número de sirenes instaladas em Teresópolis, e que estão distribuídas pelos seguintes locais: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).
Dando continuidade à instalação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) nas áreas de risco do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está implantando duas novas unidades: em Santa Cecília, que se encontra em fase de conclusão, e no Corta Vento. Com a finalidade de desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, os moradores são treinados para atuar na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de encostas e de alagamentos em época de temporais. Atualmente Teresópolis conta com NUDECs em funcionamento em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Estive em Teresópolis nos dias 20/21 de novembro realizando um trabalho, pela ANF, Agencia de Notícias das Favelas,junto a 24 comunidades consideradas em áreas de risco, colocamos placas alertando a população sobre os perigos das chuvas de verão. Tenho comigo algumas dessas placas, que sobraram. Gostaria de saber se existe algum interesse da defesa civil em usá-las.
ResponderExcluirJanayna
janaynamsofia@gmail.com
telefone 21 9797-2273