Teresópolis participa do 5º Fórum Nacional de Museus-Encontro contou com presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy
O Secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho, esteve nesta quinta-feira, 22 de novembro, em Petrópolis, para participar do 5º Fórum Nacional de Museus. O evento, realizado no Sesc Quitandinha, começou na segunda-feira, 19, e nesta quinta-feira, 22, teve seu ponto alto com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy. Encerrado nesta sexta, 23, o fórum teve como tema '40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade'.
Durante a visita a Petrópolis, a ministra Marta Suplicy falou sobre a importância da atividade museológica no Brasil e destacou o relevante crescimento do setor nos últimos anos.
Realizado de forma conjunta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pela Associação Brasileira de Museologia (ABM), com o apoio do Sesc Rio, o evento foi composto por conferências, painéis, mini-cursos, apresentações de trabalho (apresentações orais e pôsteres), reuniões de grupos de trabalhos temáticos, lançamento de publicações e exposições. O objetivo principal foi discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais de museus, museólogos, historiadores, antropólogos, arqueólogos, educadores, professores, secretários estaduais e municipais de cultura, agentes culturais, estudantes e demais interessados.
“Ações como esta são sempre importantes para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da atividade museológica. Afinal, a preservação da memória e da história de Teresópolis está e sempre estará entre as premissas da nossa Secretaria de Cultura. Através da Casa da Memória e do Serviço de Patrimônio Histórico, realizamos pesquisa, resgatamos documentos e fotografias, incluindo sua correta catalogação, para que nossa história seja resguardada”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Texto - Georgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário