Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 175

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 175
Teresópolis, 1º de novembro de 2012. Ano IV, no 175.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão 2013: inscrições abertas para quatorze cursos do UNIFESO – Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2013 para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. A prova acontece no dia 17 de novembro, às 9h. Os interessados em fazer Medicina podem se inscrever até o dia 9 de novembro pelos sites <www.unifeso.edu.br> ou <www.access-selecao.com.br>. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 330 e pode ser pago em qualquer agência bancária. Para facilitar a vida de quem não poderá fazer a prova no dia 17 de novembro, o UNIFESO oferece o Vestibular Agendado ao longo de todo o ano (para todos os cursos, exceto Medicina), com inscrições pelo site ou no Campus Sede. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail <vestibular@unifeso.edu.br>.

UNIFESO realiza a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica – “Apoiar a iniciação científica é apoiar o pesquisador do futuro”. Com esta frase o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ruy Garcia Marques marcou sua presença na II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do UNIFESO, realizada nos dia 26 e 27 de outubro para a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Garcia Marques ministrou a palestra “A pesquisa e a iniciação científica no estado do Rio de Janeiro: o papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”, logo após a sessão solene de abertura e a entrega do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produtividade Acadêmica – 2011 e 2012. Esta segunda jornada reuniu os trabalhos de 2011 e 2012, totalizando 102 projetos de pesquisa. No evento foram formados grupos de trabalho organizados por linhas de pesquisa. Os participantes dos projetos do PICPE desenvolvidos em 2011 apresentaram os resultados de suas pesquisas, e os participantes dos projetos em 2012 apresentaram o andamento das atividades previstas, assinalando dúvidas, dificuldades e soluções encontradas, bem como as responsabilidades de cada participante.

UNIFESO realiza 1ª Jornada de História da Medicina – No dia 31 de outubro, aconteceu a 1ª Jornada de História da Medicina do UNIFESO, com apresentações de estudantes do Grupo da História da Medicina que mostraram pesquisas sobre diversos temas. “Os trabalhos foram maravilhosos, feitos dentro de um critério técnico de pesquisa e bem documentados em termos de imagem”, avaliou orgulhoso o coordenador do Grupo e da Jornada, professor Daniel Pinheiro Hernandez. Foram cerca de cem inscritos no evento, realizado na Sala de Multimídia Afif das 9h às 17h. O professor Daniel comemorou a constante presença do público e de autoridades da Instituição, como o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; a professora Mariana Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; entre outros professores. Um dos objetivos do evento foi comemorar um ano do Grupo, fundado em 14 de setembro de 2011. Desde esta data, acadêmicos vêm se reunindo semanalmente para estudar o tema e realizar pesquisas relacionadas.

UNIFESO tem novo Serviço de Atendimento e Protocolo – Já está em funcionamento o novo Serviço de Atendimento e Protocolo (SAP) do UNIFESO. O setor é responsável por prestar o primeiro atendimento à comunidade interna – estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos – e à externa – pessoas em busca de informações de um modo geral – com orientações, encaminhamentos e agendamentos, conforme o que se fizer necessário. Dentre os objetivos do SAP estão prestar informações claras e precisas; padronizar e atualizar sistematicamente as informações prestadas; receber solicitações de serviços acadêmicos e administrativos e entregar documentos protocolados obedecendo aos prazos regulamentados; encaminhar o usuário de forma eficaz ao setor competente em atender e resolver sua necessidade através de agendamentos junto aos setores administrativos e acadêmicos; estruturar mecanismos que possibilitem avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados e direcionar aos setores envolvidos as demandas/questionamentos apresentados pelos usuários de forma recorrente. O Serviço de Atendimento e Protocolo funciona das 8h30 às 20h30, no prédio Waldir Barbosa Moreira, na sala ao lado da Recepção da Sede, onde funcionava anteriormente o Setor de Eventos.

Pioneiro no estado, médico veterinário formado pelo UNIFESO compõe Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Formado em 2010 pelo UNIFESO, o médico veterinário Pedro Pinto dos Santos Souza é o primeiro e único até o momento no estado do Rio de Janeiro a compor uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. A iniciativa partiu dele mesmo, desde a coleta de informações sobre a inclusão do médico veterinário no NASF à produção de um projeto, levado à câmara de vereadores da cidade onde mora, em Cachoeiras de Macacu (RJ), e aprovado alguns meses depois da apresentação, o que possibilitou o início do seu trabalho na unidade. Desde julho trabalhando no Núcleo, ele aponta como a principal necessidade de hoje “mostrar à população a importância do médico veterinário na saúde pública, tirar um pouco o hábito de se pensar que veterinário só cuida de animais, ou seja, mostrar que desempenha um importante papel na promoção da saúde humana, pois assim abre portas para o profissional que desejar atuar nesta área e também soma na promoção e no desenvolvimento da saúde dos dias de hoje”.

Estudantes participam de palestra sobre registro de empresas – No dia 30 de outubro, a coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO promoveu, no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede, a palestra “Registro de Empresas X Registro de Sociedade Simples: diferenças, características e peculiaridades”. Ministrada pelo doutor em Direito e oficial tabelião do cartório de 1º Ofício de Justiça de Teresópolis Fabricio Andrade Ferreira Girardin Pimentel, e voltada a estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Direito, bem como a profissionais interessados, a atividade teve como objetivo esclarecer a respeito das distinções, vantagens e desvantagens de se optar por um ou outro tipo societário. “É essencial a regularização de todas as sociedades, sejam elas empresárias ou não, em todos os sentidos. Não só por elas estarem regularmente constituídas, mas, principalmente, porque disso vai depender a organização do nosso país”, destacou o palestrante. Entre outros assuntos, Fabricio Andrade ressaltou que quem enquadra as empresas em cada registro são os próprios profissionais.

Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão publica capítulo de livro sobre educação especial – A professora Katiuscia Vargas Antunes, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO, publicou, em parceria com a professora Rosana Glat, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), um capítulo de livro intitulado “Pesquisa em educação especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia”. O texto faz parte da obra “Ética e pesquisa com populações vulneráveis”, publicado pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Eduerj). Organizada pelas autoras Stella R. Taquette e Célia Pereira Caldas, a publicação foi lançada na última sexta, dia 26, na Livraria República, no Rio de Janeiro.

Assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais participa de Comitê Científico – A professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do UNIFESO, participou do Comitê Científico do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na condição de integrante e avaliadora de trabalhos submetidos. Este ano, em sua quarta edição, o encontro tem com tema central “Compartilhe Saberes, vivencie Experiências e almeje Sustentabilidade” e acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro. “Ao todo foram vinte trabalhos avaliados e a possibilidade de conhecer uma experiência que reúne estudantes de graduação, de pós-graduação e de ensino médio no contexto de um seminário integrado que apresenta a instituição e induz a iniciação científica entre toda a comunidade”, ressaltou a professora Edneia.

Estudantes de Engenharia visitam Estação de Tratamento de Esgoto no Rio – No dia 19 de outubro, um passeio proporcionou aos estudantes do oitavo período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO um pouco mais de conhecimento sobre os processos de tratamento de esgoto e sistemas de controle operacionais e ambientais. A visita foi à Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria (ETE), no Caju, Rio de Janeiro. Cerca de vinte acadêmicos participaram do tour, que faz parte da disciplina Sistemas de Tratamentos de Água e Efluentes, lecionada pelo professor Marcio Nogueira, que acompanhou a turma. Os estudantes receberam um Certificado de Visita Técnica da CEDAE e visitaram ainda a Incubadora de Mudas da Mata Atlântica Arthur Sendas. De acordo com Natasha, as mudas são utilizadas pela CEDAE no reflorestamento da mata ciliar dos rios Guandu e Macacu, evitando assim a poluição e assoreamento desses rios, e para arborização de unidades próprias da CEDAE e de outras áreas públicas.

Estudantes disputarão Campeonato Mundial Feminino de Hóquei – As estudantes Letícia de Souza Pestana, do curso de Medicina, e Marília de Souza Pestana, do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO irão disputar o XI Campeonato Mundial Feminino de Hóquei sobre Patins. Elas foram convocadas para compor a Seleção Brasileira na competição que se realizará de 1º a 18 de novembro, em Pernambuco. O Brasil está entre os 14 países que participarão do evento. As jogadoras são irmãs e contam com o apoio do pai, o professor Carlos Luiz da Silva Pestana, docente de Medicina do UNIFESO.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.



PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Concerto de Música Barroca – Neste sábado, dia 3 de novembro, às 20h30, acontece, no Salão Nobre do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), a apresentação “Diálogos Musicados nos Séculos XVII e XVIII – Concerto de Música Barroca”, com Alain Pierre Magalhães (arquialaúde), Paloma Lima (soprano), Gizele Diniz (soprano), Noeli Mello (mezzo-soprano), Mayra Pereira (cravo e espineta) e Lenora Mendes (viola da gamba). A direção musical é de Alain Pierre Magalhães e Paloma Lima e a direção cênica de Carlos Gracie. O evento é gratuito e aberto ao público. O Centro Cultural fica na Rua Gonçalo de Castro, número 85, bairro do Alto.

XII POÊTERÊ – No dia 24 de novembro acontece o XII POÊTERÊ – “O olhar da poesia nas artes plásticas”, promovido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). Os interessados em participar do concurso têm até o dia 9 de novembro para inscrever seus textos. Além do concurso de poesia, o evento traz na programação mesa-redonda com escritores, poetas e artistas plásticos convidados. O concurso é aberto ao público e para se inscrever basta enviar uma ficha com nome do autor, o título do poema, categoria, telefone, endereço, e-mail, cópia de comprovante de residência, título do poema e poema para o e-mail proarte@unifeso.edu.br, colocando “a/c PoÊterÊ”. Mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 ou 2644-5762. O edital do concurso está disponível na página www.unifeso.edu.br.


CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário