Parceria entre Estado, Município, Cedae e Ong Gema desenvolve trabalho de educação ambiental com crianças de Teresópolis
Teresópolis, 22 de novembro de 2012 – Oitenta alunos de quatro escolas da rede pública municipal de educação participaram de um encontro no auditório do Parque Nacional Serra dos Órgãos nesta quarta-feira, 21. O objetivo foi conhecer o projeto ambiental desenvolvido pela Ong Gema (Grupo de Educadores para o Meio Ambiente),que atua nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em parceria com a Cedae e as secretarias Estadual de Meio Ambiente e Municipal de Educação, o projeto da Gema “Agenda Água na Escola” visa a conscientizar e educar as crianças sobre o uso racional dos recursos hídricos.
O trabalho de educação ambiental será desenvolvido por estudantes das escolas municipais: Antônio Santiago (Agriões), Irene Sant’Anna do Valle (Pimentel), Chiquinha Rolla (Beira Linha) e Manoel Medeiros (Vale do Paraíso). As unidades escolares foram indicadas por estarem localizadas próximas a rios.
O projeto, que entrou em sua fase de ampliação e validação das agendas ambientais escolares, conta com diversas atribuições a serem desenvolvidas pelos alunos que, além de gestores, serão também multiplicadores de informações junto às comunidades. “O desenvolvimento destas ações auxilia na formação de lideranças, capacita para o trabalho em grupo e para a resolução de problemas e busca de interesses comuns, sempre considerando a conservação da biodiversidade do meio em que vivem e o exercício consciente da cidadania”, afirmou a diretora Claudia Seabra, da Escola Antonio Santiago.
Para o aluno João Victor Barbosa, 9 anos, do 3º ano da Escola Chiquinha Rolla, o projeto vai ensinar muitas coisas. “Vou aprender a cuidar do rio e informar outras pessoas como devemos tratar nossos recursos naturais. Assim teremos mais água limpa para beber”, disse. A estudante Débora Oliveira, do 4º ano da Escola Antonio Santiago, também aprovou a atividade. “Moro perto de um rio e toda vez que chove forte temos problemas em casa com alagamentos. Vejo a quantidade de lixo jogado no rio. Agora vou aprender e espero passar para os outros o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, se quisermos uma vida melhor”, concluiu.
Texto – Gisele Barreto
Fotos - Ramon Pozes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário