Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Festival Literário das Escolas da Rede Municipal de Ensino acontece neste sábado em Teresópolis


Festival Literário das Escolas da Rede Municipal de Ensino acontece neste sábado

Teresópolis, 15 de setembro de 2011 - Neste Sábado, 17 de setembro, acontece o Festival Literário das Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento serão premiados os melhores poemas, crônicas e memórias literárias produzidos pelos alunos das escolas municipais de primeiro e segundo segmento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Festival Literário tem como objetivo principal envolver os alunos em uma situação real de comunicação escrita, possibilitando o contato com gêneros textuais diversos que ampliam o aprendizado da leitura e da escrita como produto cultural da construção humana.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, a grande importância do Festival é exercitar o processo criativo. “São alunos e professores se mobilizando para o aprendizado de diferentes gêneros textuais onde ‘o que’ e ‘para quem’ escrever atribui significado às produções dos alunos”, explicou Neli.

Iniciado nas próprias escolas da Rede Municipal de Ensino, onde alunos e professores trabalharam durante os meses de março, junho e julho situações reais de escrita através de murais, livros da turma, jornais escolares, blogs ou espaços similares onde quem escreve, o faz para que alguém leia, dando significado à sua escrita.

Os textos selecionados, através de uma comissão escolar, foram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação nas categorias Poema, Memória Literária e Crônica e serão neste sábado escolhidos por uma Comissão Julgadora.

De acordo com a professora Adalgisa de Carvalho, Chefe do Setor de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, o Festival dá continuidade a um projeto que já vinha sendo desenvolvido na gestão anterior. “Em reconhecimento ao esforço empreendido por professores e alunos, nos preocupamos em dar continuidade às boas práticas educativas, levando à frente os projetos já iniciados, acrescentando  nossa própria visão pedagógica”, explicou Adalgisa.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário